Doação de órgãos


A doação de órgãos é um procedimento cirúrgico no qual ocorre a reposição de um órgão (coração, pulmão, rim, pâncreas, fígado) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas...) de uma pessoa doente (RECEPTOR) por outro órgão ou tecido normal de um DOADOR, vivo ou morto.

O transplante é um tratamento que pode salvar e/ou melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Um único doador pode salvar ou melhorar a vida de um número enorme de pessoas, pois poderão ser realizados inúmeros transplantes a partir dele, basta considerarmos a possibilidade de utilizar os 2 rins, 2 pulmões, coração, fígado (que poderá beneficiar mais de uma pessoa, pois se regenera e pode ser usada apenas parte dele) e pâncreas, 2 córneas, 3 válvulas cardíacas, ossos do ouvido interno, cartilagem costal, crista ilíaca, cabeça do fêmur, tendão da patela, ossos longos, fascia lata, veia safena, pele. Mais recentemente foi realizado o transplante de uma mão completa.

Para saber mais sobre o Transplante de Órgãos:

- Eu Salvo Vidas (site do Cremesp e ABTO)

- Informações para médicos - Clique Aqui

(Morte Encefálica - causas, diagnósticos, o que fazer, termo de declaração), Avaliação do Paciente. Cuidados com o Doador, Legislações.

- Informações para doadores - Clique aqui

Entenda o Assunto, Como Doar, Perfil do Doador, Quem recebe órgãos e tecidos, Por que Doar, Como Doar, Quem Pode Doar, Quem Você Salva, Tipos de Transplante, Doação de Cordão Umbilical, Onde Doar, Legislações.

Para informações mais detalhadas sobre a doação de sangue, clique aqui.

Para informações mais detalhadas sobre a doação de medula, clique aqui.

- Secretaria de Estado da Saúde - Central de Transplantes

- Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos

- Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos

retorna ao diretório Sua Saúde