Doação de Sangue

Quem pode e quem não pode doar

- A idade deve estar entre os 16 e os 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

- Deve apresentar boas condições físicas e de saúde.

- Pesar mais de 50 quilos.

- Não estar fazendo uso de medicações que possam afetar o receptor, como por exemplo o diabético que faz uso de insulina, epilépticos em uso de medicações, etc.

- Não apresentar doenças de transmissão sanguínea, tais como hepatite, malária, doença de Chagas.

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis (homossexuais, bissexuais ou pessoas com vida sexual promíscua).

- Alimentação - o doador não deve estar em jejum, porém se realizou refeições muito pesadas e/ou gordurosas, aguardar pelo menos 3 a 4 horas.

- Não fumar duas horas antes ou após a doação.

- Não ter doado sangue a menos de 60 dias (2 meses) para homens ou 90 dias (3 meses) para mulheres.

- No caso de mulheres, observar como restrições: período menstrual, gravidez, os primeiros meses após o parto e o período de amamentação.

- São também restrições relativas: ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas, tratamento dentário nas últimas 72 horas, sobretudo extrações dentárias, realização de tatuagem, piercing ou acupuntura recentemente e dirigir por tempo prolongado após a doação.

Clique aqui para informações mais detalhadas, definidas pela Portaria MS-GM nº 158, de 04/02/2016, Seção II - Da Doação de Sangue.

 

Para maiores informações, vá ao site do Hemocentro Campinas - www.hemocentro.unicamp.br ou através do e-mail hemocentro@unicamp.br.

 

retorna ao índice sobre Doação de Sangue

retorna ao diretório Sua Saúde