Unidades

Centro de Atenção Psicossocial
Travessia

Infanto/Juvenil

CNES
7799055

Coordenação: Sandra Braghini

Endereço: Rua Frei Caneca, 448 - Jardim Campos Elíseos - CEP 13060-023

Telefone: (19) 3229-8123 / (19) 3229-7008

Horário de Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h

Vínculo: Distrito de Saúde Noroeste

 

Missão

    O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é a unidade de saúde que oferece atendimento de cuidados intermediários, entre o regime ambulatorial e hospitalar, com uma equipe multiprofissional, funcionando como Porta de Entrada nos serviços da Rede de Saúde Mental, em diferente níveis subtipos: Álcool e Drogas (AD), Infanto/Juvenil (i), etc.

    O CAPS por constituir-se em porta de entrada da rede de serviços para as ações relativas à saúde mental, considerando sua característica de unidade de saúde local e regionalizada, atende também a pacientes referenciados de outros serviços de saúde, dos serviços de urgência psiquiátrica ou egressos de internação hospitalar.

    Deverão estar integrados a uma rede descentralizada e hierarquizada de cuidados em saúde mental, podendo funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana ou durante os cinco dias úteis, das 8 às 18 horas, segundo definições do órgão gestor local. Devem contar com leitos para repouso eventual.

    A assistência ao paciente no CAPS inclui as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atendimento em oficina terapêutica, atividades socioterápicas, dentre outras); visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias enfocando a integração do doente mental na comunidade e sua inserção social; os pacientes que frequentam o serviço por 4 horas (um turno) terão direito a duas refeições; os que frequentam por um período de 8 horas (dois turnos) terão direito a três refeições.

 

 

Profissionais

Instalações

Equipamentos

Mapa de localização