Unidades

SAEC

(Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos)

 

Coordenação: Gilmar Antonio da Cunha

Endereço: Rua Pastor Cícero Canuto de Lima, 401 - Parque Itália - CEP 13036-210 (ao lado do SESI - próximo da CAMPREV) 

Telefone: 0800-771-0192 / (19) 3232-4611

Vínculo: Departamento de Saúde

 

1 - Finalidade do Serviço

O SAEC – SERVIÇO DE ATENDIMENTO A PACIENTES ESPECIAIS E CRÔNICOS foi criado em 1997, sob a gerência do SAMU 192 CAMPINAS, destinado a transferir pacientes restritos ao leito do seu domicílio aos serviços de Saúde.

Inicialmente o telefone 192 era utilizado também para os agendamentos congestionando os troncos telefônicos 192 que são exclusivamente para os atendimentos de urgências e emergências.

Em 2001, sob a coordenação do Dr. José Roberto Hansen, foi reestruturado o serviço, adequando os pacientes em 06 peruas Kombi terceirizadas, as quais estariam transportando pacientes sentados com segurança e de forma humana.

Pacientes acamados que necessitam de macas, também poderiam ser adequadamente transportados pois adequamos esses veículos com macas com a finalidade de oferecer a melhor resposta aos usuários

Atendemos cerca de 150 pacientes diariamente o que corresponde a cerca de 300 transportes ida/volta por dia.

Responsável pelo Agendamento: Hércules Scarlato

 

Protocolo do SAEC

Serviço de Atendimento à Pacientes Especiais e Crônicos

- Solicitante deve providenciar seu cadastro junto ao serviço:

Ligando pelo telefone 0800-771-0192, o paciente ou seus familiares estarão sendo orientados dos seguintes procedimentos.

Comparecer ao local de agendamento (SAEC – Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos ), de Segunda a sexta feira, no horário das 08:00 às 16:00

Documentos necessários:

- laudo médico, contendo o nome e  os dados referentes ao quadro clínico, e dias das consultas agendadas;

- cópia do documento de identidade;

- cópia do comprovante de endereço.

Todos os laudos, serão avaliados pelo médico do SAMU , para que se confirme a necessidade do agendamento.

 

2 - Contato Telefônico

Entrar em contato através do fone 0800-771-0192, um dia antes ao da consulta, para confirmar o agendamento, isto se faz necessário, porque muitas vezes, o ambulatório ou serviço que agendou a consulta, liga para o paciente cancelando, e este por sua vez, não faz o cancelamento no SAEC.

 

3 - Acompanhamento Familiar do Paciente

O paciente acamado, ou seja, que terá que ser transportado em maca, deverá contar com familiares ou pessoas, para auxiliar o funcionário deste serviço, na remoção do interior de sua residência, até o veículo de transporte e vice-versa, e acompanhar o paciente no período da consulta  para auxiliar no preenchimento de papéis e outros documentos.

Não será permitido dois acompanhantes, pois, se assim o for, este segundo estará ocupando o lugar de um outro doente.

 

4 - Hemodiálise

Pacientes que fazem esse tratamento e utilizam a SAEC , seus  familiares devem assumir o compromisso, de estar avisando o SAEC, quando o mesmo for internado, ou pôr motivos alheios a nossa vontade, não for fazer o tratamento, devendo assim retornar a ligação, após o termino da internação.

Esclarecemos, que nestes casos, a família não tem pôr obrigação de estar ligando um dia antes, ficando o agendamento de responsabilidade deste serviço.

 

5 - Transportes Intermunicipais

Pacientes com agendamento fora do nosso município:

Deverá cumprir as mesmas determinações, até o item 04.

 

6 - Outras informações

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Cadeirantes e aqueles que necessitam de apoio do andador para transporte porta a porta e porta a ponto de ônibus: entrar no site  da EMDEC  e procurar pelo PAI-Serviço.

Os solicitantes que pôr algum motivo, precisarem mais informações podem ligar pelo telefone 0800-771-0192, das 8h às 12h ou comparecer no SAEC, deverão fazê-lo, de Segunda a Sexta- Feira, no horário das 08h às 16h.

Este serviço não atenderá aos sábados, domingos e feriados.

 

 

Equipe de trabalho