ORGANIZAÇÃO DE  EVENTOS  SAMU 192 CAMPINAS


 

O SAMU 192 CAMPINAS além de ser um dos serviços mais respeitados desta cidade, além de realizar seus 7.500 atendimentos de urgência e emergência por mês, além de ser o Observatório de Urgência Municipal, tem uma atividade de apoio na área de saúde, praticamente em todos os grandes eventos públicos e esportivos.

As pessoas comuns e até os gestores hierárquicos da Secretaria Municipal de Saúde, devem pensar que, basta uma equipe de trabalho chegar ao plantão, minutos antes, pegar uma ambulância e se dirigir ao evento determinado.

Certamente isso não acontece de forma tão simples.

O trabalho é muito intenso, realizado por vários profissionais do serviço e em várias etapas:

  1. Classificação do evento
  2. Pré Avaliação do local do evento
  3. Viaturas
  4. Organização dos Materiais e Equipamentos
  5. RH necessário
  6. Preparação
  7. Organização e Transporte
  8. Montagem da estrutura de Saúde no evento
  9. Desmontagem
  10. Profissionalismo e Avaliação


1 - CLASSIFICAÇÃO DO EVENTO

O processo de classificação se inicia no momento do recebimento da solicitação do evento pelo Órgão ou Empresa (em parceria com as diversas Secretarias Municipais) responsável pelo Evento.

Coordenador

Responsável:

Dr. José Roberto Hansen

O Coordenador do SAMU 192 CAMPINAS avalia cada evento em seu gênero, número e faixa etária dos participantes, o horário (se diurno ou noturno) e o período, se o local é aberto ou fechado, sentado ou em pé, e outros elementos que compõem a classificação e risco.
 

2 - PRE AVALIAÇÃO  DO LOCAL DO  EVENTO 


Responsáveis:

Dr. José Roberto Hansen

Enfermeira Edmeia Numes Duft

Mario de Souza Mendes

Em seguida, a equipe da Coordenação faz uma vistoria do local, com fotos e observações, onde são detalhados os pontos críticos que podem ser causas de atendimentos.

Caso haja necessidade de reparos dos pontos avaliados é solicitado ao Organizador as providências para a segurança do Evento.

 

 3 - VIATURAS

Setor de Transporte

Equipe Direta:
Mario de Souza Mendes
Clayton Ferrari da Silva
Antonio da Silva

Responsável pelas viaturas e demais veículos necessários.

O Supervisor de transporte e equipe inicia um processo de organização e manutenções necessárias das viaturas que foram definidas para cada evento, para que até o dia, estejam em condições de trabalho.

Também verifica necessidade de transporte especial (caminhão Baú, ônibus), quando é necessário a transporte de um grande número de equipamentos e materiais, e até uma grande equipe de trabalho, que estará atuando no Posto Médico Avançado.

4 - ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Setor de Enfermagem

Equipe Direta:
Enfermeira Edméia Nunes Duft

Uma equipe de enfermagem, além das que estão em atividade diária, é acionada para avaliar e compor todos os materiais necessários para o Evento. Inicia em checagem das mochilas, revisão dos vencimentos das medicações, montagem e identificação de cada KIT.

5 - RH NECESSÁRIO


Coordenação Geral

Busca, avaliação e orientação de RH.

Equipe Direta
Coordenador Geral: Dr. José Roberto Hansen
Coordenação Médica: Dra. Elisangela Spiropulos
Diretoria Clínica: Dr.Herman Gustavo  Benavides Del Rio
Co Gerente: Enfermeira Edméia Nunes Duft
Gerente Operacional: Mario de Souza Mendes

Equipe Administrativa:
Paulo José Rovai
Guilherme Ribeiro
Antonio da Silva

São colocados avisos informando datas e horários de todos os eventos. Os interessados se apresentam onde, posteriormente são pré-destacados e orientados para cada um dos setores existentes no evento.

É avaliado o perfil de cada profissional com o tipo de evento. Cada um deles tem uma característica e uma resposta a cada situação.


6 - PREPARAÇÃO

Todos os meses acontecem vários eventos, entretanto, em alguns deles, acontecem mais eventos do que em outros e, assim como, acontecem mais de um evento no dia, fazendo com que esse trabalho seja muito mais exaustivo.

7 - ORGANIZAÇÃO E TRANSPORTE

Se no evento será usada uma estrutura muito grande, deixamos todo o material armazenado no caminhão baú, para que atrasos não aconteçam e interfira o resultado de qualidade.

8 - MONTAGEM DA ESTRUTURA  DE SAÚDE NO EVENTO

Se não bastasse todo esse trabalho, acontece um momento extremamente surpreendente, que é a montagem da estrutura de saúde.

Na chegada ao local do evento, comparando com formigas, em instantes a equipe, de forma organizada, monta um Pronto Socorro capaz de atender qualquer urgência e emergência, estabilizando os pacientes e posteriormente, se necessário, ser encaminhado para uma unidade de urgência fixa (Pronto Atendimento ou Hospital terciário).

Assim, são montados espaços classificados por cores de gravidade, onde são colocadas macas, pranchas, mesas, desfibriladores, cilindros de oxigênio, equipamentos e medicamentos e, principalmente, os PROFISSIONAIS DO SAMU 192 CAMPINAS, que, num piscar de olhos, transforma um espaço vazio numa verdadeira unidade de saúde de urgência.

Antes da montagem do Posto Médico Avançado Início da montagem com a participação da equipe

9 - DESMONTAGEM

Após o evento realizado, da mesma forma que foi montado, é desmontado.

Levado o material de volta a Base do SAMU, tudo é revisto e guardado para que estejam em condições de atender o próximo evento.


10 - PROFISSIONALISMO

Todo esse trabalho mostra o quanto o SAMU 192 CAMPINAS é importante nas vidas de cada um e o quanto existe de comprometimento por cada um daqueles que realizam essas atividades.

O Setor de Transporte verifica e disponibiliza o número de viaturas necessário para a operacionalização dos trabalhos.

Após o evento, sob observação local e de fotos, os pontos críticos observados são apresentados aos profissionais e corrigidos, para que a equipe mantenha uma atuação técnica e com uma postura profissional que costuma ser um dos diferenciais do SAMU 192 CAMPINAS.

 

A Coordenação parabeniza todos os profissionais do SAMU 192 CAMPINAS que, com dedicação, profissionalismo e amor, promovem a qualidade indiscutível deste serviço.