SAMU 192 CAMPINAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Capacidade instalada

Estrutura predial própria, submetida a reforma em 2008.
Sala da Coordenação, secretaria geral, sala da enfermagem, sala do CPD, sala de regulação, auditório de capacitação, sala de pequenos reparos, almoxarifado, dispensação, local para higienização das ambulâncias, pátio de ambulâncias, expurgo, cozinha e refeitório, conforto médico, conforto equipe, sala de armazenamento de oxigênio, central de materiais e arquivo.

Entre 13/04/2007 e 12/06/2015, a Central de Regulação permaneceu na Central Integrada de Monitoramento de Campinas - CIMCamp, retornando para a Base Central a partir de junho de 2015.

 

Atendimento de Urgência

Na Central de Regulação do SAMU 192 CAMPINAS, são atendidas 8 linhas telefônicas à disposição dos usuários 24 horas, por 03 Telefonistas Auxiliares na Regulação Médica (TARM), que registram o chamado, identificam o endereço e passam ao médico regulador para que este converse diretamente com o solicitante, avaliando a gravidade do caso e decidindo qual o recurso mais adequado à necessidade do solicitante.

O atendimento do SAMU 192 Campinas é gerenciado por um software de regulação médica.

 

Regulação Médica

Todas as ligações são passadas aos Médicos Reguladores (04 médicos reguladores de urgências clínicas e traumáticas e 01 médico regulador de urgências psiquiátricas).

Os Médicos definem prioridade do atendimento, oferecendo desde uma Orientação Médica até um atendimento móvel de urgência com as Viaturas de Suporte Avançado (UTI) ou Suporte Básico com equipes qualificadas para os atendimentos conforme cada situação. A prioridade é definida através da classificação de risco pelas cores:

Vermelho: risco imediato de vida e/ou existência de risco de perda funcional grave.
Amarelo: casos em que há necessidade de atendimento não necessariamente de imediato, mas em poucas horas.
Verde: casos em que necessita avaliação sem risco de vida ou perda de funções, podendo aguardar várias horas.
Azul: prioridade mínima, podendo compreender até mesmo orientações por telefone.

Monitoram todos os atendimentos, orientando as equipes de enfermagem, caso haja necessidade de medicação necessária para a estabilização do paciente no local da ocorrência.

Os atendimentos podem ser finalizados após este atendimento ou em caso de necessidade de avaliação diagnóstica ou de tratamento, são encaminhados aos diversos Prontos Socorros dos Prontos Atendimentos ou Hospitais.

 

Operadores de Frota

Despacham os atendimentos regulados pelos médicos.

Controlam a frota pelo sistema de rastreamento e definem por região, os atendimentos de urgência.

O SAMU 192 Campinas trabalha diariamente com 15 ambulâncias, 12 de suporte básico e 3 de suporte avançado, de forma descentralizada com a finalidade de abreviar o tempo-resposta dos atendimentos.

 

Bases Descentralizadas/Frota de Viaturas

Base Centro : 01 Viatura de Suporte Avançado e 04 Viaturas de Suporte Básico
Base Oeste: 01 Viatura de Suporte Avançado e 04 Viaturas de Suporte Básico
Base Taquaral: 01 Viatura de Suporte Avançado e 04 Viaturas de Suporte Básico

1.) Viatura de Suporte Avançado – VSA
- 03 Ambulâncias tipo UTI móvel, tripuladas por 01 médico, 01 enfermeiro e 01condutor.
- Equipada com material de suporte básico e avançado de vida, possui monitor cardíaco, desfibrilador, oxímetro de pulso, ventilador pulmonar, medicamentos e materiais para realização de pequenas cirurgias.
- Atende ocorrências clínicas e traumáticas de maior gravidade como infartos, arritmias, convulsões e acidentes de trânsito e violência urbana com vítimas graves. 
- Todos os profissionais recebem capacitação, para exercer as suas funções no SAMU 192 Campinas.

2.) Viaturas de Suporte Básico de Vida – VSB
-12 Ambulâncias utilizadas para atendimento de gravidade moderada, contam na tripulação com condutor e um profissinal da enfermagem (auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem ou enfermeiro), especializados em atendimento pré-hospitalar.
- São equipadas com materiais de suporte básico de vida, imobilizações, medicamentos, oxigênio. 
- A equipe acompanha o doente e mediante comunicação com a base via rádio, pode medicá-lo conforme orientações do médico regulador. São realizados procedimentos de enfermagem como curativos, administração de soros, medicações e feitas as imobilizações.

 

Atendimento Psiquiátrico

Desde 2003, o SAMU 192 Campinas possui médicos psiquiatras 24 horas de plantão que realizam as Regulações Médicas de casos psiquiátricos e apoio aos serviços de saúde assim como atuam no atendimento emergencial de casos agudos, de forma adequada, medicando e estabilizando no local ou transportando a um CAPS ou um Hospital para internação.

Retorna a página inicial da unidade