SAMU 192 CAMPINAS - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Eventos

Como solicitar apoio de Saúde ao SAMU 192?

 

Protocolo de solicitação de eventos

1.
SOMENTE OS EVENTOS DAS DIVERSAS SECRETARIAS OU, OS EVENTOS QUE A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS ESTARÁ APOIANDO, É QUE PODEM SER SOLICITADOS PELO SAMU.

2. ENVIAR UM OFÍCIO AO SAMU 192 CAMPINAS, PARA QUE POSSA SER AVALIADO DENTRO DAS POSSIBILIDADES DO SERVIÇO.

NESTE OFÍCIO DEVEM CONSTAR AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

TIPO DE EVENTO (SHOW MUSICAL GOSPEL/ ROCK/ POPULAR/ ETC.), IDADE DO PÚBLICO, DATA, HORÁRIO, LOCAL (ABERTO OU FECHADO), EXISTIRÁ SEGURANÇAS, BARRACAS, PALCO (NO CASO DE BARRACAS E PALCO, SERIA IMPORTANTE UM CROQUI).

*É IMPORTANTE DEIXAR DEFINIDO QUE AS BARRACAS, ALIMENTAÇAO, ÁGUA, ILUMINAÇÃO E SEGURANÇA DEVERÃO SER POR RESPONSABILIDADE DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.

3. PARA ADIANTAR O PROCESSO DE AVALIAÇÃO, ENCAMINHAR O DOCUMENTO POR E-MAIL (dr.jrhansen@uol.com.br).

4. AGUARDAR A RESPOSTA E ORIENTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DO SAMU.

Uma avaliação da solicitação e do local será realizada pela coordenação, conforme a informação fornecida sendo então retornada ao solicitante.


REUNIÕES DE AVALIAÇÃO

Muitas vezes é necessária uma avaliação do local para a melhor disposição da equipe e rota de fuga para a saída da viatura.

Em grandes eventos, sempre é realizada uma reunião prévia onde todos os Órgãos que estarão envolvidos apontem suas observações e necessidades, pois somente com a participação de todos é que conseguimos transformar um espaço em uma verdadeira festa.

Dependendo da qualidade do evento (religioso, musical, esportivo, etc.) cruzando com número de participantes ou público previsto, idade, horário, condições climáticas e outros fatores, determinamos nossas necessidades.

Freqüentemente solicitamos barracas que podem variar de 50 a 150 metros quadrados que são mobiliados com macas, e todos os equipamentos necessários para diversos atendimentos de emergência e urgência.

Desta avaliação pode ser definido:

  •  CANAL PRIORITÁRIO

  •  EQUIPE NO LOCAL

  •  VIATURA NO LOCAL

  •  BARRACA COM EQUIPE NO LOCAL.


DEFINIÇÃO DE CANAL PRIORITÁRIO

Definição de canal prioritário: É a situação onde o SAMU fica em estado de alerta para qualquer eventualidade que aconteça no local, disponibilizando uma viatura para, se necessário, realizar o atendimento.

Como acionar o SAMU em canal prioritário: O organizador do evento ou segurança ficará responsável pelo acionamento do SAMU pelo fone 192, e deverá conter nas suas informações o local da ocorrência e os seguintes dados:

· INFORMAR A TELEFONISTA QUAL É O EVENTO E LOCAL - INFORMANDO – CANAL PRIORITÁRIO

PASSAR ALGUMAS INFORMAÇÕES DO CASO PARA QUE O MÉDICO POSSA LIBERAR O RECURSO MAIS ADEQUADO

· TIPO DE PROBLEMA

  •   Idade

  •   Alcoolizado

  •   Desmaiado sem uso de bebida

  •   Está respirando? Lábios ou dedos roxos?

  •   O paciente tem algum problema de saúde? (O acompanhante sabe definir se existe alguma doença prévia)

  •   Alguma dor?  

  •   Algum Ferimento?

  •   Tem fraturas?

 

RESPONSABILIDADES

A barraca, alimentação, refrigerante, água para equipe e usuários e outros detalhes específicos ao evento, ficam sob responsabilidade do solicitante providenciar conforme o pedido pelo SAMU.

Algumas observações...  

O SAMU 192 CAMPINAS, desde 2001 com a nova gestão, coordenado pelo Dr. José Roberto S. Hansen desenvolveu algumas melhorias no preparo e atendimento dos diversos eventos que a Prefeitura Municipal de Campinas realiza sob sua responsabilidade ou mesmo sob o seu apoio.

Criamos um protocolo de avaliação que orienta a necessidade do recurso necessário. Para este protocolo ser obedecido é preciso primeiramente à avaliação do local pessoalmente assim como acompanhar toda a montagem das estruturas, pois infelizmente a preocupação da área de saúde  em praticamente todos os eventos são deixados para segundo plano. Devido esta falta de conhecimento, a presença e acompanhamento são primordiais.

A importância da presença do SAMU 192 nos eventos tem como caráter inicial de prevenção, avaliando antes as condições do local, avaliando o tipo de público, o horário e outros fatores que podem informar quais os tipos de ocorrências que podem ocorrer e tentar minimizar a gravidade.

Caso ocorra no local uma situação que ultrapasse o esperado, estará pronta para dar a assistência necessária com equipe adequada e preparada para atendimentos de urgência e emergência, preparo em situações de Catástrofes e que conseguirão organizar a situação da forma mais adequada possível.

Além disso, a presença da equipe no local atende a maioria dos pacientes no próprio local não sendo necessário o transporte para um serviço de saúde, otimizando os recursos que possui.

As demais equipes do SAMU 192 CAMPINAS continuam dando assistência a população sem qualquer interferência do evento em suas atividades de atendimento as urgências.