Tipos de Unidades

A rede da Secretaria Municipal de Saúde é composta por diferentes tipos de Unidade, com diferentes atribuições. Para facilitar este entendimento, explicamos de forma reduzida as atribuições das mesmas:

Unidades Meio - Unidades destinadas a organização e gestão das atividades da Secretaria Municipal de Saúde, bem como as unidades com atribuições de garantia da continuidade dos serviços da mesma.

Distritos de Saúde - Unidades integrantes da gestão, responsáveis regionais pela coordenação das ações de saúde, com área de abrangência definida e na qual estão englobadas diversas unidades de diferentes tipos.

VISAs Distritais - Unidades responsáveis pela vigilância em saúde em áreas de abrangência coincidentes com a divisão dos Distritos de Saúde ao qual se vinculam.

Centros de Saúde - Unidades básicas de saúde destinadas a realização do atendimento da população existente em sua área de abrangência, subordinadas ao Distrito de Saúde.

Urgência e Emergência - Unidades especializadas no atendimento de Urgência e Emergência, tais como SAMU, Pronto-Atendimentos,  Hospital Mario Gatti e conveniados.

Unidades de Referência - Unidades destinadas ao atendimento especializado, tais como Policlínicas, CAPS, Referências (CEO, Idoso, Reabilitação, etc.)

Outras Unidades - Unidades de atendimento direto ao usuário, em sua maioria, e que atuam na regulação, tais como Centros de Convivência, Farmácias Populares, Laboratório, SAMU, etc.