Vigilância em Saúde Ambiental
 

 

Vigiágua


A Sanasa e a Prefeitura de Campinas através da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde de Campinas assinaram um convênio para monitorar e fiscalizar a qualidade da água para consumo humano distribuída no município e proveniente tanto do sistema de abastecimento público quanto de fontes alternativas (poços artesianos, caminhões-pipa, água para irrigação, entre outros). O objetivo é avaliar a potabilidade da água e, com isso, prevenir doenças que possam ser causadas por elementos nocivos presentes na água consumida pela população.

O convênio prevê também que Sanasa e Vigilância desenvolvam atividades educativas incluindo o uso racional da água pela população. Este conjunto de ações entre os órgãos municipais recebeu o nome de "Programa Vigiágua"  (Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água) e será lançado oficialmente no dia 4 de agosto, às 9:30 horas, na Sala Azul da Prefeitura.

As atividades pretendem controlar a qualidade da água em Campinas e serão realizadas por técnicos da Sanasa e da Vigilância em Saúde do município.

O trabalho de cooperação técnica consiste em vistorias nos  sistemas ou soluções de abastecimento e instalações hidráulicas e sanitárias dos estabelecimentos públicos ou privados. Serão realizadas inspeções em sistemas de irrigação, serviços de saúde, indústrias, condomínios, empresas envasadoras e transportadoras por campinhão-pipa, entre outros.

Os critérios de avaliação são os locais que os técnicos identifiquem como um risco à saúde individual ou coletiva e para atendimento as legislações vigentes.

As vistorias serão realizadas de acordo com denúncias recebidas pela
Vigilância ou pela SANASA ou em ações programadas durante a vigência do convênio.

Durante as vistorias poderão ser coletadas amostras de água para monitoramento para verificação de parâmetro físico – químico e bacteriológico para verificação do atendimento aos padrões de potabilidade de acordo com critério da Vigilância em Saúde.

A equipe do Vigiágua fará também atividades preventivas para detectar fatores de risco à saúde pública e, assim, elaborar programas de monitoramento e atividades de controle de contaminação para assegurar a qualidade da água consumida pela população.

 

 

Voltar