Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio
 

O ACOLHIMENTO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

Adriana Maria da S.O.Becker (ENFERMEIRA do Trabalho)
Andréa M. Tavares (Fonoaudióloga)
Eliane Regina Z. de Lima (Fonoaudióloga)
Márcia H. Cardillo Paduan (Assistente Social)
Silvada Maria de Freitas (Terapeuta Ocupacional)
Profissionais do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador – S..M.S

As ações em Saúde do Trabalhador começaram a ser executadas pelo serviço público, em Campinas, a partir de 1986, quando foi organizado o Programa de Saúde do Trabalhador, com o desafio, antes mesmo da regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), de se trabalhar em Saúde Pública não se dissociando o preventivo do curativo, com participação ativa do usuário e por meio de equipe multidisciplinar.

Atualmente essas ações se dão na rede básica e no hospital Mário Gatti para o atendimento dos acidentes de trabalho; equipes de vigilância dos distritos para algumas intervenções em ambientes de trabalho e ainda o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST) para o atendimento especializado em doenças relacionadas ao trabalho, vigilância Epidemiológica, intervenções de maior complexidade em ambientes de trabalho e ações educativas em Saúde do Trabalhador.

As demandas em Saúde do Trabalhador que o SUS-Campinas tem recebido ao longo desses anos são de origens muito diversas, o que requer uma abordagem específica para garantir maior resolutividade das necessidades de quem procura o serviço com problemas de saúde relacionados ao trabalho. O CRST tem sua demanda individual de usuários encaminhadas, principalmente, a partir de sindicatos, empresas, rede pública de saúde, convênios, advogados e do próprio usuário (demanda espontânea). Para organizar essa demanda de forma a produzir um atendimento que garantisse a ampliação do acesso do usuário, transformasse o perfil de atendimento da unidade e proporcionasse uma maior eqüidade na prestação de serviços e otimização de recursos, a unidade criou um primeiro atendimento diferenciado, instituindo assim o ACOLHIMENTO a partir de julho de 1998.

Este está estruturado por meio de consultas individuais, agendadas por telefone ou no mesmo dia para todos que procuram pessoalmente a unidade. A consulta é realizada por profissionais de nível universitário (enfermeira, assistente social, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e psicóloga), devidamente capacitados. Para tal ,foi desenvolvida uma ficha própria, e informatizada em dezembro de 1999, com dados sobre a identificação do usuário, origem da demanda, motivo da procura do serviço, situação ocupacional e previdenciária, seu trabalho, queixas, tratamentos realizados, encaminhamentos e condutas necessárias para o caso.

Baseando-se no banco de dados da ficha de acolhimento no período de janeiro a março de 2000, foi realizada uma análise quantitativa e qualitativa das suas variáveis, onde concluiu-se que o acolhimento favoreceu a organização da demanda na unidade, a otimização de recursos e ampliação do acesso de usuários. Esta experiência tem demonstrado ser de valor para o aperfeiçoamento da equipe, uma vez que propiciou uma melhor identificação das relações entre as queixas do usuário e a sua atividade de trabalho, assim como o encaminhamento adequado para ações individuais e coletivas.

Para que a atenção básica prestada pela rede pública de Campinas se dê de forma integral, conforme previsto nos princípios do SUS, é de suma importância que esta reconheça as relações existentes entre as condições de saúde de sua população e os processos de trabalho por ela exercida. Dessa forma a discussão do acolhimento em Saúde do Trabalhador deve ser levada aos Centros de Saúde representando um primeiro passo para a descentralização gradual dessas ações.

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Página atualizada em Setembro / 2001