RELATO DE EXPERIÊNCIA: “CENTRO DE SAÚDE FLORESTA INVADE O BAIRRO SÃO LUIZ”

Resultados e Conclusões

RESULTADOS

Realizamos: palestra para 200 pessoas, 145 crianças e 55 adultos; 25 visitas domiciliares; 22 testes de glicosímetro, 54 verificações de pressão arterial; e aplicamos 20 doses de vacinas. Foram encaminhados 4 adultos para acompanhamento de hipertensão e/ou diabetes melitus e uma adolescente para iniciar pré-natal. Cadastramos um paciente acamado para iniciar visitas domiciliares.

CONCLUSÕES

No início, nosso principal problema foi a desconfiança da população quanto as atividades, por já terem várias experiências com ônibus no local que promoviam a saúde, davam lanches e nunca retornaram. Mas, aos poucos após perceberem que tratava-se da equipe do Centro de Saúde começaram a chegar. As crianças foram fundamentais para a divulgação de nossa presença no local.

Na avaliação da equipe as ações foram produtivas, todos que participaram ficaram motivados e bastante satisfeitos por desenvolverem um trabalho essencialmente preventivo, muito diferente do dia a dia na unidade, e que, também permitiu uma melhor interação da equipe com a população local e sua realidade.

Essa ação não modificará a realidade da população se for  a única, refletindo sobre isso, definiu-se por estender essas ações aos outros bairros da área de abrangência, realizando pelo menos uma “invasão” de um bairro a cada dois meses e uma proposta de retorno ao mesmo bairro para avaliar o impacto de nosso trabalho como promover novas ações que continuem a resgatar a cidadania desta população.

Texto Anterior Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001