Trabalhos do I Seminário Municipal de Enfermagem

Antecipadamente nos desculpamos com os autores por realizarmos pequenas alterações na formatação de seus trabalhos e esclarecemos que se fizeram necessárias para fins de impressão e reprodução.
comissão científica do I Seminário Municipal de Enfermagem – realizado em Campinas pela SMS, nos dias 11 e 12 de Maio

A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO COMO INSTRUMENTO DO RESGATE DO CARÁTER PÚBLICO DE UM HOSPITAL FILANTRÓPICO

MOREIRA, S. C.;
CORTE, A. A.;
AMARAL, M.;
ABBUD,R.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS-SP
 

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas (SMS) desde o final dos anos 80 vem trabalhando na ótica da regionalização dos serviços e descentralização da gestão.  No processo de municipalização dos serviços de saúde ocorreram reformas administrativas e das formas de gestão, estando em gestão plena a partir de início de 1997. Nesta época, foram constituídos 5 Distritos de Saúde compostos por equipes multiprofissionais de supervisão e de vigilância à saúde que, inicialmente, eram responsáveis pelos serviços de atenção básica  e progressivamente foram assumindo os serviços municipais de referência e os convênios hospitalares.  Em março de 1999 o Distrito de Saúde Leste (DSL) assumiu a gestão do convênio entre Prefeitura Municipal de Campinas e a Instituição Filantrópica Albert Sabin, convênio este que é global ( remunera pelo projeto e não apenas pelos procedimentos hospitalares). Este convênio foi firmado em 1996 visando oferecer leitos de clínica para retaguarda de nível secundário aos hospitais terciários e a realização de cirurgias eletivas. Inicialmente o DSL realizou o diagnóstico da situação detectando problemas de ordem operacional, jurídica, gerencial e de vigilância à saúde. Diante do observado foram estabelecidas estratégias de intervenção e revisão das cláusulas conveniais na busca de tornar de caráter público este serviço privado filantrópico. Uma das estratégias, já efetivada, foi a alocação de um gerente da SMS no hospital para garantir a implementação das propostas presentes no convênio e avaliar o alcance dos objetivos, por meio de indicadores que retratem tanto a qualidade da assistência como o cumprimento da missão pretendida para o hospital no SUS. Implementou-se também o Conselho Gestor do convênio, bipartite, para gerenciamento de problemas, conflitos e redesenhar a prática. Os resultados revelam melhoria significativa na gestão do convênio.

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Página atualizada em Setembro / 2001