O CENTRO DE LACTAÇÃO – BANCO DE LEITE HUMANO DE CAMPINAS

Resultados

  • A partir de 1997, observou-se um aumento na proporção de nascidos vivos do SUS na Maternidade de Campinas, que foi acompanhado por um aumento significativo no número de pacientes nas reuniões do Alojamento Conjunto – SUS , devido a capacitação de toda a equipe de Enfermagem do setor, tornando possível a realização das reuniões também nos finais de semana e feriados.  

  • A extensão da capacitação em Aleitamento Materno da equipe de Enfermagem aos diversos setores da Maternidade de Campinas, resultou a partir de 1998 numa redução significativa no número de atendimentos do Banco de leite, visto que as dificuldades mais simples em relação à amamentação tiveram resolução junto ao próprio leito da paciente. Outro fator importante na modificação do número de atendimentos, foi a menor divulgação do Centro de Lactação -BLH nos meios de comunicação ( em especial durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno ), e em outros serviços da área da saúde ou relacionados com a mesma.

  • A partir de 1997, o aumento no volume de leite humano ordenhado e das doadoras, deveu-se ao início da coleta externa semanal.

  • O número de atendimentos telefônicos não foi registrado até 1997, porém, se analisados proporcionalmente, de 1998 para 1999 houve aumento.

  • A redução no número de consultas no Ambulatório de Aleitamento Materno em 1999, ocorreu pela ausência de atividades com os residentes da Pediatria da Maternidade de Campinas.

 

Texto Anterior

Índice Próximo Texto

Índice Geral dos Trabalhos de Enfermagem

Página atualizada em Setembro / 2001