Vigilância Epidemiológica

Doença de Chagas

O que é Doença de Chagas?

Doença infecciosa e parasitária provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto Triatoma infestans, conhecido por "barbeiro". O nome Doença de Chagas é uma homenagem ao cientista e médico brasileiro Carlos Chagas, descobridor do agente causador e da sua forma de transmissão, além de ter descrito a doença em suas formas aguda e crônica. 

A Doença de Chagas trata-se de um endemia rural e infesta grande parte da América Central e do Sul.

Transmissão

Ao picar uma pessoa infectada pelo parasita, geralmente à noite e na região da face, o barbeiro torna-se portador dos tripanossomos, que se reproduzem em seu intestino. Ao picar outro indivíduo sadio, o inseto defeca e elimina suas fezes contaminadas. A vítima, ao coçar o local da picada, espalha as fezes do mosquito sobre o ferimento. Dessa maneira, os parasitas penetram nas células da pele, atingindo a circulação sanguínea. Nessa etapa, chamada de fase aguda, não há manifestação de sintomas, na maioria dos casos. Quando ocorrem, a vítima apresenta forte reação local à picada e febre alta.

Se não é diagnosticada na fase aguda, quando ainda tem cura, a doença evolui para a forma crônica. Os tripanossomos instalam-se nos músculos humanos, especialmente no coração. Ao atingir e destruir fibras musculares, provocam insuficiência e arritmia cardíaca, que podem levar à morte. O sistema digestivo também pode ser afetado.

Medidas Preventivas

A prevenção consiste no saneamento básico, no combate ao agente transmissor e na melhoria das condições de habitação, já que o inseto costuma se abrigar nas frestas de paredes de barro ou madeira. No Brasil, os números de caso de internação causados pela doença vêm decrescendo. Segundo o Ministério da Saúde, foram 1.836 em 1990, 1.232 em 1994 e 966 em 1995. Não há estimativa do total de casos existentes por se tratar de uma doença que, no início, é assintomática.

Retorna à página inicial sobre Doença de Chagas

Retorna às Doenças de Notificação Compulsória