Vigilância Epidemiológica

Coqueluche

Clínica e Complicações

A coqueluche é uma doença infecto-contagiosa própria do aparelho respiratório, que se caracteriza por repetidos acessos de tosse, que podem ou não ser seguidos de vômitos. A faixa etária de maior incidência situa-se entre crianças de dois a quatro anos de idade. Deve-se ficar atento, no entanto, caso venha a ocorrer antes do segundo ano de vida, pois se tornará mais grave, inclusive pelo riso de prováveis complicações respiratórias perigosas, podendo até mesmo faltar oxigênio, bem como problemas decorrentes da natureza violenta da tosse, como hérnia umbilical, convulsões e hemorragia. As infecções de ouvido e Pneumonia são complicações comuns da Coqueluche.

Transmissão

Pelo contato direto com o infectado, através das gotículas de muco e saliva que expele, ou indiretamente, pelo contato com objetos contaminados por suas secreções.

Período de incubação

O período de incubação dura geralmente cerca de dez dias, embora possa ser tão breve quanto cinco dias e tão longo quanto vinte e um dias.

Duração da Doença

A duração total da doença é de aproximadamente seis semanas, daí o nome popular tosse comprida.

Prevenção

A prevenção da coqueluche se faz através da vacinação, indicada para crianças aos 2, 4 e 6 meses de vida. Encontra-se incluída na vacina Tríplice (DTP), onde o P se refere ao componente pertussis, formulado a partir da bactéria que causa a doença.

Retorna a página inicial sobre a Coqueluche

Retorna a Listagem de Doenças de Notificação Compulsória