Vigilância Epidemiológica

Difteria

O que é Difteria?

A Difteria é moléstia infecto-contagiosa que se caracteriza pela formação de membranas na forma de placas na faringe e laringe, alterando o tom de voz do doente e provocando sufocação. Também conhecida por Crupe, a difteria pode atingir qualquer membrana mucosa, inclusive a pele. 

Como se manifesta a Difteria?

O começo da doença se dá com um estado febril, dor de cabeça,mal estar, dor de garganta, mau hálito, perda de apetite, pouca vontade para brincar, o que pode passar por indisposição passageira. Com o exame da garganta da criança, as mães conseguem identificar a moléstia. Ao fazer tal exame, se for constatada a existência de placas de cor branca ou cinzenta, torna-se necessário procurar serviço de saúde. A placa diftérica, além de se localizar na laringe, amígdalas, palato, úvula, etc., poderá se localizar no nariz ou na pele.

Modo de Transmissão

A transmissão da Difteria ocorre através do contato direto com o infectado, esteja ele doente ou seja apenas um portador, através de objetos contaminados por suas secreções. Esta doença também pode ser transmitida através do leite.

Duração da Doença

Em geral, por duas semana, podendo ser até menos. O contágio varia de duas a quatro semanas nas pessoas não tratadas e um a dois dias nas pessoas tratadas.

Medidas preventivas

A prevenção da Difteria somente pode ser feita através da vacinação, preconizada para crianças aos 2, 4 e 6 meses de vida, que é administrada em conjunto com a da coqueluche e do tétano, recebendo uma quarta dose da vacina aos 18 meses como reforço (Vacina Tríplice - DPT). A partir da idade pré-escolar, aos seis anos de idade, é dada uma quinta dose. Após isso, de cinco em cinco anos, juntamente com a de tétano deve ser feito novo reforço.

Retorna a página inicial sobre Difteria

Retorna as Doenças de Notificação Compulsória