Vigilância Epidemiológica

Hepatites Virais

Hepatite é a designação para as doenças que causam a inflamação do fígado, que podem se originar de diversas maneiras, tais como intoxicações medicamentosas ou por drogas em geral, doenças auto-imunes (em que o próprio organismo produz anticorpos contra seus órgãos) e as infecções virais, que por serem transmissíveis são as de maior importância do ponto de vista da vigilância em saúde.

O fator comum entre todos os tipos de hepatite descritos refere-se ao comprometimento da função hepática devido ao processo inflamatório, que leva a um aumento na produção de enzimas pelas células do fígado denominadas Transaminases, e que podem ser verificadas em razão do aumento do nível das mesmas na circulação sanguínea.

As hepatites em geral se caracterizam por sintomas como febre, cansaço, dores articulares, dor abdominal, dores de cabeça, náuseas e frequentemente vômitos. Após este período inicial pode-se observar o aparecimento da icterícia, nome dado a cor amarelada que a pele do indivíduo doente pode vir a apresentar, mas que não é obrigatoriamente presente. Quando existe icterícia, podem ser observadas mais duas alterações decorrentes de alterações no metabolismo: a acolia fecal (as fezes ficam com aspecto esbranquiçado, semelhantes a massa de vidraceiro) e a colúria (urina escura, causada pela eliminação de um pigmento chamado de bilirrubina, que normalmente seria metabolizado pelo fígado).

Retorna  a página inicial sobre Hepatites

Retorna as Doenças de Notificação Compulsória