Vigilância Epidemiológica

Varíola

Informações Técnicas - Varíola

 

Descrição

Nome popular: Bexiga ou alastrim.

O que é: 

Doença infectocontagiosa causada por vírus, exclusiva do homem, que se apresenta sob duas formas: a major, com 30% de mortalidade, e a minor, também conhecida como alastrim, mais comum e com menos de 1% de casos fatais.

Transmissão

Agentes causadores (patógeno e vetores):  Vírus DNA do gênero Orthopoxvirus, da subfamiliaChordopoxvirinae da família Poxviridae. É um dos vírus mais resistentes aos agentes físicos como, por exemplo, variações de umidade e temperatura.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva e aerossóis. O período de incubação vai de 10 a 14 dias (variando de 7 a 19 dias após a exposição). O período de transmissibilidade ocorre três semanas em média; tempo que vai do momento em que aparecem as primeiras lesões até o desprendimento de todas as crostas. A fase de maior contaminação é o período anterior às erupções, por meio de gotículas de aerossóis que levam o vírus às lesões orofaríngeas.

Diagnóstico

Clínico (principais sintomas): Nos quatro primeiros dias, o doente apresenta febre alta, mal-estar intenso, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e prostração em alguns casos ocorrem dores abdominais intensas e delírio. Dois dias depois do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem manchas, pápulas (lesões avermelhadas e elevadas na pele), pústulas (pequenas bolhas cheias de pus) e crostas que secam e separam-se da pele ao final da terceira semana. São mais comuns na face e membros e apresentam o mesmo estágio evolutivo das lesões.

Laboratorial (exames realizados): Exame direto de material de lesões da pele ou mucosas.

Tratamento

Como ainda não existe tratamento efetivo contra a doença, é feito um atendimento de suporte com reposição de água e sais minerais e alívio dos sintomas, como a coceira.

Prevenção

A prevenção implica em vacinação e evitar o convívio com pessoas doentes.