2ª Conferência Municipal de Saúde Mental

Apresentação

Desde a nossa primeira conferência em 2001, muita água passou em baixo da ponte. Vivemos da consolidação da rede substitutiva ao hospital psiquiátrico, composta pelos CAPS III, CAPS-ad, CAPS- i, Centros de Convivência, Oficinas de Geração de Renda e as equipes de saúde mental da atenção básica, ou seja, ampliamos e qualificamos as forma de tratamento. Resta ainda garantir que a ampliação dos recursos acompanhe o crescimento das demandas e assim continuamos perseguindo: a implantação de enfermarias de psiquiatria em hospitais gerais, ampliação da rede de CAPS e a ampliação da cobertura da estratégia da saúde da família na cidade.

Hoje já sabemos que não adianta apenas montarmos serviços especializados para saúde mental, e que é preciso que o lema da nossa conferência oriente o trabalho da rede de saúde da nossa cidade: “A saúde mental é de todos!” O que estamos querendo com essa conversa? Primeiro lembrar a todos que “de perto ninguém é normal!” como já dizia o Caetano Veloso. Segundo, dizer que “a gente não quer só comida a gente quer a vida como a vida quer” como já gritaram os Titãs.

Queremos ainda dizer que por mais que a rede de saúde se amplie, a vida sempre transbordará para além da saúde. Desta forma, além de avançarmos na responsabilização de todos os atores da saúde de Campinas com os usuários e os temas da saúde mental, precisamos de ações inclusivas de: cultura, educação, proteção social e assim exercermos plenamente nossa cidadania.

Para caminharmos nessa direção, convidamos os usuários, os trabalhadores e gestores da saúde e do poder público, junto com representantes da sociedade civil, a participar ativamente da II Conferência Municipal de Saúde Mental.

Queremos discutir a construção de ações que tratem das necessidades e dos desejos dos usuários da saúde mental e da população como um todo respeitando a singularidade de cada um e assim contribuindo para uma vida coletiva melhor.

Sejam bem-vindos e boa conferência a todos!