Bebê que mama exclusivamente no peito não precisa de água

13/02/2014

Autor: -

Com os recordes de temperatura do início de 2014, muitas mães de bebês pequenos ficam com a dúvida: quando oferecer água aos filhos e em qual quantidade. A pediatra responsável pela Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Tânia Marcucci de Oliveira, orienta: bebês que tomam exclusivamente o leite materno até os 6 meses de idade não precisam de água.

“As lactantes precisam aumentar a ingestão de água para produzir mais leite e amamentar o filho em livre demanda”, explica a pediatra. De acordo com ela, o leite inicial tem maior teor de água e o final conta com maior teor de gordura. A introdução de água para bebês que mamam exclusivamente leite materno só deve ser feita após os seis meses, com a entrada de outros alimentos na dieta. Os bebês que usam fórmula infantil necessitam de água, pois ela contém maior quantidade de sal e gordura. “A cada 30 ml de fórmula, ofereça 5 ml de água após a mamada”, aconselha.

Para os bebês com mais de seis meses de idade e que já iniciaram a alimentação complementar, como sucos naturais, papas de frutas e salgadas, a água deve ser oferecida sempre após as refeições e ao longo do dia, em pouca quantidade e frequentemente.

Por conta do calor, a recomendação é deixar o bebê com roupas leves durante o dia e à noite. “Os quartos devem ser arejados, ventilados e limpos”, diz Tânia. A pediatra lembra, também, que a exposição ao sol deve ser apenas de 15 minutos, antes das 9 e depois das 17 horas.

Volta ao índice de notícias