Campinas libera vacinação contra a gripe para toda a população

15/07/2014

Autor: -

A Secretaria de Saúde de Campinas anunciou nesta terça-feira, dia 15 de julho, a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população, independentemente de faixa etária ou segmento. A estratégia será mantida até que terminem as 27 mil doses disponíveis em estoque. A medida foi adotada em comum acordo com a Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde.

Até então, a campanha estava direcionada para grupos específicos - pessoas com 60 anos ou mais, crianças menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. Esta população constituía um público de 242 mil campineiros. Deste total, foram imunizados 191.920 ou 79%. A meta estipulada é de 80%.

Para se vacinar, os interessados devem procurar um dos 63 Centros de Saúde da cidade. É importante levar um documento e, quem tiver, deve levar também a carteira de vacinação. Quem não possui a caderneta, receberá uma na ocasião.

Informações sobre endereço e horário de funcionamento dos Centros de Saúde podem ser obtidas pelo telefone 156 ou no endereço www.campinas.sp.gov.br/saude no menu Unidades de Saúde/Centros de Saúde.

Outras populações

Em 6 de junho, a vacinação já havia sido aberta para professores e outros profissionais da educação, policiais e carteiros. Nestes grupos, foram imunizadas 6 mil pessoas.

Além disso, desde o início da campanha foram vacinados 49 cidadãos portadores de doenças crônicas. Estas duas coberturas não estão computadas no balanço geral de 191.920 doses.

Sobre a vacina

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.


Crédito: Arquivo PMC
Vacinação não depende mais de faixa etária


Crédito: Arquivo PMC
Basta procurar qualquer um dos 63 Centros de Saúde

Volta ao índice de notícias