Prefeito inaugura novo prédio do CS Centro, que atende 700 por dia

17/07/2014

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, inaugurou na tarde desta quinta-feira, 17 de julho, as novas instalações do Centro de Saúde “Mário de Campos Bueno Júnior” (CS Centro).

Durante o evento, o prefeito assinou ordens de serviço para reformas em mais quatro unidades de saúde.

Depois da inauguração, Jonas Donizette visitou a Academia da Saúde, localizada na rua Padre Vieira, 954/958. O prédio foi reformado e reaberto à população.

O conjunto de obras amplia e qualifica a assistência à Saúde de centenas de moradores de todas as regiões da cidade, além de melhorar as condições de trabalho das equipes.

CS Centro

Desde segunda-feira, 14 de julho, o CS Centro passou a realizar os atendimentos na Rua Padre Vieira, 1.145. A unidade funcionou por 18 anos na Rua Barão de Jaguara. A mudança de prédio é uma reivindicação antiga da população e dos funcionários do local, pois o espaço anterior não tinha acessibilidade adequada.

O novo CS tem cerca de 500 metros quadrados de construção e conta com dez consultórios médicos e três odontológicos, além de farmácia, sala de procedimentos, duas salas para as equipes de saúde da família, espaço para os agentes comunitários, secretaria – para agendamento de consultas de especialidades - e área para expurgo e esterilização.

O prédio foi construído especialmente para abrigar um Centro de Saúde e é o primeiro com esse perfil na cidade. “Essa nova unidade é muito importante, pois é responsável por uma área com cerca de 74 mil habitantes, com uma média de 700 atendimentos por dia”, afirma Jonas Donizette.

Reformas

As ordens de serviço assinadas nesta tarde vão garantir as reformas dos centros de Saúde “Parque Itajaí” (região Noroeste), “Dr. Manoel Affonso Ferreira” (DIC 3, região Sudoeste), “Carvalho de Moura” (Parque Residencial, região Sul) e “Tancredo Neves” (Campos Elíseos, região Sudoeste).

As reformas irão beneficiar cerca de 70 mil pessoas e devem ser iniciadas ainda neste ano. “As obras são muito importantes, pois há unidades de saúde que estão há pelo menos 20 anos sem passar por nenhuma reforma”, disse o prefeito.

Academia da Saúde

O prédio da Academia de Saúde foi reformado, os equipamentos passaram por manutenção e a unidade foi reaberta à população. Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos permitiu que a obra fosse realizada com orçamentos e mão de obra próprios da Prefeitura. O local também ganhou wi-fi.

A Academia da Saúde é voltada para pacientes portadores de HIV (Aids) atendidos no Centro de Referência em DST/Aids de Campinas. Esses pacientes fazem atividades físicas com acompanhamento de professor de educação física e nutricionista.

Atualmente, o local também atende pacientes dos Centros de Saúde, Policlínicas e dos Centros de Referências do Idoso e de Reabilitação, além de pessoas que procuram qualidade de vida. Existe desde 2008 e recebeu agora a primeira reforma.

A academia oferece aulas de ioga, shiatsu, dança de salão, alongamento, pilates, ginástica localizada, musculação, entre outros. O local conta conta com professores das secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer.

Usuários da Academia da Saúde ouvem saudação do prefeito

Crédito: Carlos Bassan
Prefeito incentiva prática de exercícios na Academia

Fachada do novo prédio do CS Centro