Verde e Saúde regulamentam critérios para utilização de água de reúso

05/08/2014

Autor: -

Com a expectativa de intensificar a utilização da água de reúso tanto pelo Poder Público como pela iniciativa privada, técnicos das secretarias municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e de Saúde se uniram para elaborar a Resolução nº 09/2014, que estabelece os critérios gerais para o reúso direto da água não potável, proveniente de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). A publicação estará disponível para consulta nas edições do Diário Oficial do Município dos dias 4, 5 e 6 de agosto.

De acordo com o titular da SVDS, Rogério Menezes, a regulamentação visa estabelecer parâmetros e explicitar a segurança técnica do processo de produção, transporte e utilização da água de reúso, de modo a estimular um maior número de pessoas a aderir ao produto.

“Nesse momento de escassez hídrica, não podemos desperdiçar água tratada”, diz Menezes.

Segundo o secretário, a regulamentação segue todas as diretrizes deliberadas pelos conselhos Nacional e Estadual de Meio Ambiente, além de ter sido debatida com técnicos e com a população em um workshop realizado no Salão Vermelho no dia 27 de junho.

A resolução local terá validade até o momento em que o governo estadual publicar uma lei nova sobre o assunto.

Entre as normas estabelecidas pelo documento municipal estão as que ampliam os casos em que a água de reúso pode ser utilizada, abrangendo a irrigação de jardins, lavagem de espaços públicos e privados, construção civil, combate a incêndios pelo Corpo de Bombeiros, e outras modalidades externas. Antes, o produto podia ser usado apenas no resfriamento de caldeiras industrias, em circuitos fechados, sem contato humano.

A resolução exclui a destinação da água de reúso para irrigação de culturas agrícolas, pomares e florestas.

A regulamentação no âmbito municipal para água de reúso é uma das 12 medidas anunciadas pela Administração, em 30 de maio, para enfrentar a escassez hídrica.

Água de reúso

A água de reúso é resultado do tratamento do esgoto com a tecnologia de Membranas de Ultra Filtração. O tratamento é feito através de processos físicos e biológicos, sem utilização de produto químicos.

A água de reúso tem 99% de grau de pureza mas não é potável, pois a ela não são adicionados produtos como como cloro, flúor, entre outros.

Além dos benefícios ambientais, com o menor consumo de água tratada, a vantagem está também no preço: cada mil litros custa R$ 1,40, ao passo que a água tratada comercial custa R$ 4,14; e a industrial, R$ 3,78.

Hoje, a produção da Sanasa é de 53 litros por segundo de água de reúso, mas sua capacidade pode chegar a 360 litros por segundo. A Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) está localizada na Estação de Tratamento de Esgoto Capivari II.

A água de reúso está disponível para quem quiser comprar, porém, com o único objetivo de não ser utilizada para consumo humano e sedentação animal. A Sanasa só comercializa acima de mil litros. Para adquirir, os interessados devem ligar para 0800 7721195.

Crédito: Arquivo PMC
ETE Capivari