Ações sociais marcam o Outubro Rosa em Campinas

03/10/2014

Autor: -

Em comemoração ao Outubro Rosa, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), realizou nesta sexta-feira, 3 de outubro, uma ação social no Hall da Administração, com o objetivo de orientar as mulheres sobre o câncer de mama. Foram entregues folhetos explicativos sobre a doença e laços cor de rosa foram oferecidos em homenagem a data.

O câncer de mama consiste atualmente, na maioria dos países e principalmente no Ocidente, na principal causa de morte por câncer entre as mulheres. O Brasil e Campinas enfrentam esta mesma realidade. Em 2013, 98 mulheres campineiras morreram em decorrência desta doença. O número só é menor do que o de óbitos por doenças cardiovasculares.

Segundo a médica Celina de Paula Azevedo Sollero, coordenadora municipal da Saúde da Mulher em Campinas, o câncer de mama tem diversas causas – é multifatorial. Um destes fatores é o envelhecimento da população. “Quanto mais a gente vive, maior o risco de doenças”, afirma.

Outros fatores são a obesidade, principalmente após a menopausa, o tabagismo, o fato de não amamentar e de não ter tido filhos e o uso de terapia de reposição hormonal. O componente hereditário também conta e ainda tem maior risco a mulher que menstrua muito cedo e a que entra em menopausa mais tarde.

De acordo com Celina Sollero, o câncer de mama é uma doença silenciosa. “O autoexame é importante mas, atualmente, a saúde pública tem valorizado mais o exame clínico e os exames de imagem”, diz. Segundo Celina, este acompanhamento médico é importante para o diagnóstico precoce. “O câncer de mama tem cura e as chances desta cura são maiores quanto mais cedo for feito o diagnóstico”, afirma.

Na rede pública de Saúde de Campinas, as mulheres podem acessar o clínico geral ou o ginecologista nos Centros de Saúde. Após a consulta no Centro de Saúde, se necessário, a mulher será encaminhada para realizar a mamografia no Celso Pierro/PUCC, na Policlínica 2 ou no Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi/Ouro Verde. Se a mamografia apresentar alteração, ela será encaminhada ao ambulatório de mastologia na Policlínica.

O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, também ressalta a inciativa do Outubro Rosa, como uma importante mobilização mundial em favor da mulher e pela redução da causa mais importante de morte feminina no mundo ocidental.

“Por isso, neste mês, todos os atores da Saúde Pública vão atuar para divulgar informações, orientações e práticas de vida que possam minimizar este sério problema de saúde pública. A Prefeitura Municipal de Campinas, por meio de suas secretarias, juntamente com os seus parceiros, estará engajada nesta onda que visa a proteção. Vamos todos participar e apoiar esta fantástica iniciativa”, afirma Carmino de Souza.

Laços e folhetos

O diretor administrativo-financeiro da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), José Afonso Bittencourt, salientou a importância e o apoio ao movimento mundial. “O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. É fundamental que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia. A prevenção é muito valiosa”, explica.

Para o vice-presidente da Cipa/Ceasa, Gerônimo Pera, a campanha Outubro Rosa é uma ação mundial que visa a conscientizar as mulheres sobre os métodos de prevenção e a importância do diagnóstico precoce desse tipo de câncer. “Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura. Queremos informar e esclarecer isso aos colaboradores da empresa. Entregaremos durante toda a sexta-feira, folhetos explicativos e laços em homenagem á data”, esclarece.

A funcionária do entreposto, Cristina Chiarelli, comenta que mês de outubro é conhecido é marcado por ações que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. “Convido todas as mulheres a fazer o autoexame, para que isso passe a fazer parte da rotina da sua vida. Afinal de contas, o cuidado com a saúde é um ato e amor, de valorização e respeito com o nosso próprio corpo”.

Corrida e Caminhada Laço Rosa

O Hospital Municipal Mário Gatti, da Prefeitura, está engajado e também vai desenvolver atividades para marcar a ocasião. Na programação da campanha, está marcada para o dia 19 de outubro a Corrida e Caminhada Laço Rosa, na Praça Arautos da Paz, às 8h.

Além de mobilizar a sociedade para a causa, a campanha busca apoiar e incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Informações podem ser obtidas pelo telefone 156 ou pelo 160, que é o Disque-Saúde

Crédito: Ceasa
Colaboradora da Ceasa distribuindo o Laço Rosa

Crédito: Ceasa