Ações contra a dengue continuam em todas as regiões de Campinas

04/02/2015

Autor: -

A Prefeitura de Campinas continua nesta quarta-feira, 4 de janeiro, com as ações de combate à dengue no município. A Secretaria de Saúde fará mutirões de retirada de inservíveis, colocação de telas em caixas d’água, nebulização e mobilização social em todas as regiões do município. Desde o início da ação, no meio do ano passado, já foram colocadas telas em mais de 15 mil caixas d’água, e são retiradas por dia cerca de três toneladas de entulhos e inservíveis pelos dois caminhões que prestam serviços para a Saúde.

Nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, o caminhão fará retirada de inservíveis no Jardim Planalto, região Sudoeste. Na região Leste, no períodoo da manhã, haverá busca ativa de criadouros e visita em pontos estratégicos. O bairro Vila Padre Manoel da Nóbrega, região Noroeste, e o Jardim Eulina, na região Norte, terão ações de nebulização. Na região Sudoeste, quatro equipes ficarão responsáveis pelo arrastão com retirada de inservíveis no bairro Parque Universitário, na área de abrangência do CS Vista Alegre. A ação se repete na quinta-feira, dia 5.

Na região Sul também serão feitas visitas em áreas para eliminação de criadouros, com ajuda de caminhões, e visitas estratégicas em pontos com maior incidência de dengue. No próximo sábado, dia 08, haverá nebulização nessas regiões apontadas pelas visitas.

Na quinta-feira, o caminhão fará retirada de entulhos e inservíveis no Jardim Eulina, região Norte, onde também serão feitas ações de nebulização nos dias 5 e 6.

Os bairros Parque Valença 1 e 2, região Noroeste, terão remoção de criadouros na sexta-feira, dia 6.

No sábado, dia 7, a região Sul receberá nebulização no bairro Nova América e colocação de telas em caixas d’água no Jardim Campo Belo e Fernanda. Todas as ações começam às 8 horas.

“Além das ações da prefeitura, é imprescindível que a população cuide de seus espaços e dos espaços públicos. Para isso, é importante verificar se as caixas d’água estão vedadas, e que o descarte de materiais sejam feitos de forma correta. Estamos em uma época de chuva, com muitos locais que acumulam água e que podem se tornar focos de dengue”, explica a médica veterinária da Visa Leste, Tessa Roesler.

Como evitar

Para evitar a dengue, é preciso não permitir a proliferação do Aedes aegypti. Para isso, alguns cuidados são essenciais:

- Evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias.

- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar água devem ser vedados.

- Vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Crédito: Arquivo PMC
Nebulização está entre ações deflagradas para combater a dengue