Campinas inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

30/04/2015

Autor: -

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campinas começa nesta segunda-feira, 4 de maio, nos 64 centros de saúde da cidade. A dose é disponibilizada para pessoas acima de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), profissionais de saúde, índios, população carcerária, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas.

A vacinação segue até 22 de maio.  

A expectativa da Secretaria de Saúde é de que sejam vacinadas pelo menos 80% das cerca de 244 mil pessoas consideradas público-alvo. Em 2014, Campinas vacinou 197.506 pessoas e atingiu a cobertura vacinal de 81% dos chamados grupos prioritários.  

“A composição da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação naquele período. Por isso, as pessoas precisam tomar a vacina anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia”, explica Andréa Barbosa, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas. Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. 

Durante a campanha, haverá também a vacina pneumocócica 23-valente, responsável pela prevenção de doenças como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia (infecção generalizada do sangue), que será destinada especificamente aos idosos hospitalizados ou residentes em instituições como asilos e casas de repouso, às pessoas diagnosticadas com doenças crônicas (cardiovasculares, pulmonares, renais, diabetes mellitus, hepáticas e hemoglobinopatias) e aos imunodeprimidos (transplantados, com neoplasias e infectados pelo HIV). “É importante aproveitar o momento para atualizar a carteira de vacinação dos adultos”, diz a coordenadora do Programa de Imunização.  

Andréa explica que as pessoas com doenças agudas graves, febre moderada ou mais do que moderada, não devem tomar a vacina. “Essa medida evita que os sintomas sejam confundidos com uma possível reação da doença”, afirma.

Para receber a dose, o paciente deve levar carteira de vacinação ou documento de identidade.  

Para os doentes crônicos é necessária a apresentação de receita ou prescrição médica. Os pacientes acamados que fazem parte do grupo que deve ser vacinado receberão a dose em casa. Os que são assistidos pelas unidades de saúde serão avisados por telefone sobre a data da aplicação da vacina. As pessoas acamadas que não frequentam os centros de saúde devem entrar em contato com a unidade mais próxima de sua casa e solicitar o serviço. 

Dia D 

O “Dia D” da vacinação está marcado para sábado, 9 de maio. Nesta data, 1,2 mil servidores de Campinas vão trabalhar em mais de cem postos de vacinação fixos e volantes, incluindo os centros de saúde, que estarão abertos das 8h às 17h. Até lá, de segunda a sexta-feira, a vacina estará disponível em todos os 64 CSs, no horário de funcionamento de cada unidade. 

Influenza
A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.  

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente no inverno. 

Prevenção de câncer de boca
Paralela à Campanha de Vacinação contra a Gripe, acontece, também, a Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, com exames clínicos individuais e atividades educativas com grupos de idosos. Segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Isamu Murakami, os exames individuais incluem análise dos tecidos moles da boca e anexos (língua, lábio e bochecha), sendo que os casos diagnosticados com alterações na mucosa são triados para voltar ao Centro de Saúde para um exame mais detalhado e, se for o caso, para tratamento. 

Pessoas com lesões que apresentarem suspeita de malignidade são encaminhadas para as referências especializadas nos Centros Especializados de Odontologia (CEOs) Ouro Verde e Florence e para a Clínica de Diagnóstico Bucal da ACDC. 

Murakami afirma que a ação visa, também, propagar informações sobre a importância do autoexame de boca para a detecção precoce de agravos. “Um dos objetivos é conscientizar o cidadão e incentivá-lo a criar o hábito de fazer regularmente o autoexame, além de orientar sobre cuidados que devem ser tomados para manter a saúde bucal”, diz. 

Como nos anos anteriores, o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo vai apoiar a iniciativa e doar 15 mil folhetos informativos sobre cuidados preventivos e sobre como realizar o autoexame. 

Na última edição da campanha, em 2014, 29.635 idosos passaram pelos exames preventivos, sendo que 1.058 apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para tratamento. 

O câncer de boca apresenta maior incidência em pessoas que fazem uso contínuo de tabaco e álcool, portadores de próteses totais e removíveis e que apresentem algum fator traumático, como dentes cariados e pontiagudos e restaurações fraturadas. Má higiene bucal e exposição contínua ao sol sem uso de protetores também se constituem em fatores de risco para a doença.


Crédito: Antônio Oliveira
Vacinação durante a campanha de 2014

Volta ao índice de notícias