Baixa umidade do ar coloca Campinas em estado de atenção

06/08/2015

Autor: -

A umidade relativa do ar em Campinas voltou a cair nesta quinta-feira, 6 de agosto. Os índices atingiram 22,7%, às 16h, patamar que colocou a cidade novamente em estado de atenção, conforme informou a Defesa Civil. O tempo seco é resultado da combinação de altas temperaturas e da falta de chuvas. 

O estado de atenção exige cuidados com a saúde e o incremento de ações preventivas com relação às queimadas. Em relação à saúde, há o risco de doenças respiratórias, como asma, enfisemas, bronquite e alergias. Também podem surgir irritações nos olhos, narinas e garganta. As crianças, os idosos e as pessoas com qualquer debilidade de saúde são mais agredidos por esse conjunto de fatores. 

A recomendação da Secretaria de Saúde é que as pessoas tomem bastante água e sucos naturais (no caso das crianças, os cuidadores devem estimular a ingestão de líquido); que as atividades físicas ao livre sejam suspensas no período de sol mais quente, entre 11h e 15h; e que os ambientes sejam umidificados. 

Em relação às queimadas, a orientação é que as pessoas não queimem resíduos – folhas secas, pneus e outros objetos - nas ruas e em terrenos dentro da cidade, proibido por lei. 

Segundo o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, “qualquer tipo de queimada deve ser evitada, pois o mês de agosto é conhecido como de estiagem e não há perspectivas de chuvas nos próximos dias”. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Volta ao índice de notícias