Baixa umidade coloca Campinas em estado de alerta pela primeira vez no ano

07/08/2015

Autor: -

Nesta sexta-feira, 7 de agosto, o município de Campinas entrou em estado de alerta pela primeira vez no ano. Segundo a Defesa Civil, conforme dados do sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), às 15h18 desta sexta, o nível de umidade atingiu 19,5%. Segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade relativa do ar entre 12 e 20% é classificada como estado de alerta. Tradicionalmente, agosto é o mês mais seco do ano. 

As recomendações da OMS, nessa situação, é que se suspendam as atividades físicas ao ar livre e que se mantenham os locais umidificados. Com o tempo seco, aumenta o risco de doenças respiratórias, como asma, enfisemas e bronquite e alergias. Também podem surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. 

O clima seco também favorece a ocorrência de queimadas. Em caso de incêndio, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. 

A previsão, conforme o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas (Cepagri) da Unicamp, é que as temperaturas do final de semana fiquem em torno de 29ºC a máxima, e de 15ºC a mínima. Não há previsão de chuvas.

Volta ao índice de notícias