Conselho de Medicina faz encontro de alerta sobre crianças desaparecidas

14/08/2015

Autor: -

O Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio da Secretaria de Saúde de Campinas, promove nesta segunda-feira, 17 de agosto, a partir das 13h30, o “Ato Público de Mobilização para a Busca e Defesa da Criança Desaparecida”. O tema da manifestação refere-se a um drama que afeta centenas de milhares de famílias brasileiras. 

O encontro será no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, aberto ao público. O objetivo é debater e chamar a atenção da sociedade, dos médicos e da imprensa para políticas públicas de enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes. 

No Brasil, os números são alarmantes, em média 50 mil casos de desaparecimento são registrados por ano. O Estado de São Paulo detém o maior índice, 25% desse número, seguido do Rio de Janeiro e dos Estados do Nordeste. Estima-se, ainda, que quase 250 mil estejam desaparecidos no país. 

A grande maioria dos desaparecimentos é solucionada nas primeiras 48h, mas ainda existe um percentual altamente significativo - 15 a 20% - de crianças e adolescentes não são encontradas. A questão é grave também por falta de um cadastro nacional. 

O CFM desenvolve campanhas de combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes desde 2011. Entre as ações está a divulgação, junto ao meio médico, de recomendações para o reconhecimento de desaparecidos, já que muitos deles, em algum momento, passam por consultórios. A entidade também divulga para a sociedade medidas de como evitar e como proceder em caso de desaparecimento de um menor. 

 

Ato público em defesa das crianças desaparecidas

Dia: 17 de agosto

Horário: a partir das 13h30

Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas – Avenida Anchieta, 200 – Campinas

Aberto ao público

Volta ao índice de notícias