Prefeito autoriza contratação de 255 agentes e concurso para 130 médicos

20/08/2015

Autor: -

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta quinta-feira, 20 de agosto, as autorizações para a contratação de 255 Agentes Comunitários de Saúde e a realização de um novo concurso para médicos. “Humanizar é um exercício constante de trabalho e imaginação. A saúde vai além da ciência e da tecnologia, pois significa também acolher e confortar. É um desafio constante, e precisamos sempre ir além, para atender cada vez melhor as pessoas que procuram o SUS”, afirmou o prefeito na ocasião. 

A convocação dos agentes deve ser iniciada ainda em setembro. Os novos profissionais, além de ajudar no trabalho de combate à dengue, vão compor mais 45 equipes de saúde da família. Com isso, a cidade passará a contar com 207 equipes. Em janeiro de 2013, Campinas contava com 97. 

O tamanho das equipes de saúde da família varia de acordo com a vulnerabilidade da região. Em média, elas são formadas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e quatro agentes.  

Os 255 profissionais de saúde foram aprovados em processo seletivo realizado em janeiro deste ano. Eles serão distribuídos entre os cinco distritos de saúde, conforme necessidade da secretaria e segundo a ordem de classificação por distrito.  

Em abril deste ano, o Executivo encaminhou para a Câmara um projeto de lei para criar 616 cargos de Agente Comunitário de Saúde. Atualmente, a secretaria conta com cerca de 500 profissionais desta área.

 

Médicos  

O concurso público para médicos terá 130 vagas: 50 para Clínicos Gerais, 25 para Ginecologistas e Obstetras, 25 para Médicos de Família e Comunidade, 25 para Pediatras e cinco para Psiquiatras. Desde 2013, foram realizados três concursos na área de saúde e quatro processos seletivos para médicos temporários, além das contratações por meio do programa 'Dr. de plantão'. 

Os profissionais aprovados serão distribuídos na área de Atenção Básica e na rede de Urgência e Emergência. Os locais serão definidos pela Secretaria de Saúde.  

A previsão é que as inscrições comecem em setembro. Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com cerca de 1,8 mil médicos.


Crédito: Toninho Oliveira
Prefeito assinando autorização

Crédito: Toninho Oliveira
Secretário de Saúde falou sobre saúde da família

Crédito: Toninho Oliveira
Jonas destacou humanização do atendimento

Volta ao índice de notícias