"Dia de Combate ao Fumo" terá mutirão e atividades na sexta e no sábado

25/08/2015

Autor: -

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), com apoio da Prefeitura de Campinas, organiza nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, o 2º Mutirão Sociedade Contra o Fumo, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto. No sábado, dia 29, a Prefeitura promove na Lagoa do Taquaral uma série de atividades no Portão 7, ao lado do Ginásio de Esportes e no Portão 4, que inclui aulas de zumba, medicina integrativa, além da distribuição de panfletos sobre o tabagismo. 

O mutirão, que irá triar e encaminhar pessoas para o ambulatório de cessão de fumo, será realizado no dia 28 na sede social da SMCC, rua Delfino Cintra, 63, Centro de Campinas, das 8h30 às 17h30. Este é o segundo mutirão contra o fumo realizado neste ano e integra as ações de combate ao tabagismo do município.  

O primeiro evento com este foco ocorreu em maio deste ano com mais de 1,2 mil pessoas triadas, 294 tabagistas encaminhados para ambulatórios de cessação de fumo e identificação de um terço destes de alto risco com investigação com tomografia de tórax de baixa dose para câncer de pulmão e aterosclerose coronária. 

Dos pacientes de alto risco triados na campanha anterior, cerca de um terço deles teve a detecção de algum nódulo suspeito ou que necessitasse investigação mais a fundo e 10% foi identificado com aterosclerose coronária extensa, sendo encaminhados para ambulatórios de especialidades para seguimento clínico. 

Neste segundo mutirão, com base nos números obtidos na primeira experiência, a SMCC amplia sua atuação preventiva nesta área e promoverá um atendimento ainda maior com voluntários distribuídos por diversos locais no centro da cidade e encaminhamento dos pacientes de alto risco para a sede da Sociedade. 

Todos os pacientes tabagistas terão oportunidade de responderem a questionários clínicos que identificam o grau da dependência ao tabaco e serão orientados para suporte à interrupção do fumo através dos centros especializados do Departamento de Saúde do Município. Toda a orientação será gratuita, assim como os exames realizados ou solicitados durante o mutirão. 

O projeto, organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas, recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, Sociedade de Cardiologista do Estado de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria, além de contar com a participação de alunos das Faculdades de Medicina da Puccamp, São Leopoldo Mandic e Unicamp e alunos da Anhaguera Educacional.

 

Atividades 

As atividades da Lagoa, no dia 29, têm por objetivo divulgar e sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo consumo dos derivados do tabaco - cigarro, charuto, cachimbo, rapé, fumo mascado, narguile (cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado), etc.

De acordo com o coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, o médico Mário Becker, o evento é uma forma de divulgar os tratamentos oferecidos gratuitamente para os munícipes. “Vinte e nove centros de saúde têm grupos e tratamentos para os fumantes passivos e ativos que desejam parar de fumar”, informa o médico.  

O tabagismo é uma das principais causas de mortalidade precoce por doenças isquêmicas do coração, doença cerebrovascular e doença pulmonar obstrutiva crônica. 

Em média, são atendidas nesses grupos 250 pessoas por semana, entre fumantes passivos e ativos. “São os fumantes passivos que mais tomam a iniciativa em participar do grupo. Eles acabam incentivando os fumantes ativos com quem convivem a procurarem ajuda e parem de fumar”, conta Becker.

Volta ao índice de notícias