Hospitais de Campinas e região terão "Teste da Bolinha" neste domingo

28/08/2015

Autor: -

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), com apoio da Prefeitura de Campinas, vai realizar o "Teste da Bolinha" gratuitamente neste domingo, exame para a detecção precoce de criptorquidia (posição anômala do testículo). Cerca de dez profissionais estarão em hospitais do município e da região fazendo exames em recém-nascidos, a fim de acelerar o processo de diagnóstico antes do encaminhamento para o especialista e evitar riscos como surgimento de alguns tipos de câncer e infertilidade.

Os profissionais estarão no Complexo Hospitalar Ouro Verde, Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, Hospital e Maternidade Celso Pierro, Hospital Renascença, Hospital Estadual de Sumaré, Hospital Madre Theodora, Samaritano, Centro Médico, CAISM, Hospital Vera Cruz, Hospital Municipal Walter Ferrari (Jaguariúna) e Hospital Universitário de Jundiaí, das 8 às 12 horas. O exame físico cuidadoso é feito por meio de palpação dos testículos na bolsa escrotal. De acordo com a SMCC, levantamento indica que menos de 25% dos pacientes com criptoquidia são encaminhados na idade ideal para correção. 

O objetivo é avaliar todos os meninos já na maternidade obrigatoriamente. Os pacientes com alteração no exame físico serão encaminhados aos consultórios médicos de profissionais credenciados pelo convênio, no caso de pacientes de hospitais particulares e aos ambulatórios de Cirurgia Pediátrica do SUS dos hospitais públicos de nossa região. Em média, a operação é realizada em 1-3 meses após passar por avaliação pré-operatória caso ele tenha algum problema. Não há custo aos pacientes para realizar a cirurgia e é fundamental realizá-la antes de 12 meses de idade, no caso da criptorquidia para evitar complicações.

Volta ao índice de notícias