Umidade relativa do ar atinge 15,3 e recoloca Campinas em estado de alerta

22/09/2015

Autor: -

A umidade relativa do ar atingiu 15,3% às 14h58 desta terça-feira, 22 de setembro, em Campinas, patamar que colocou a cidade em estado de alerta, conforme informou a Defesa Civil. O estado de alerta é decretado quando a umidade do ar fica entre 12 e 20%. O tempo seco é resultado da combinação de altas temperaturas e falta de chuvas. 

O estado de alerta exige cuidados com a saúde e o incremento de ações preventivas em relação às queimadas. Por recomendações da Defesa Civil, as atividades que necessitem exposição ao sol nas escolas estaduais e municipal foram interrompidas. 

Em relação à saúde, há o risco de doenças respiratórias, como asma, enfisemas, bronquite e alergias. Também podem surgir irritação nos olhos, narinas e garganta. As crianças, idosos e pessoas com qualquer debilidade de saúde são mais agredidos por este conjunto de fatores. 

A Secretaria de Saúde aconselha que sejam evitados lugares com aglomeração, e/ou ambientes fechados. Também recomenda que as atividades físicas ao ar livre sejam suspensas no período do sol mais quente, entre 10h e 16h, e que os ambientes recebam umidificação. 

Em relação ao meio ambiente, por conta o risco de queimadas, a orientação é que as pessoas não coloquem fogo em resíduos como folhas secas, pneus e outros objetos, seja nas ruas ou em terrenos dentro da cidade. A Defesa Civil alerta que essa pratica é, inclusive, proibida por lei. Em caso de incêndio, o cidadão deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Volta ao índice de notícias