Novembro Azul: Emdec apoia campanha contra o câncer de próstata

11/11/2015

Autor: -

Os Agentes da Mobilidade Urbana da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estão trabalhando com bonés azuis neste mês, em prol da campanha Novembro Azul, que visa à conscientização e prevenção do câncer de próstata. 

Foram confeccionados mais de 300 bonés, que complementam os uniformes dos agentes no cumprimento de funções externas. A iniciativa foi articulada pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional e Gerência de Recursos Humanos da Emdec. Assim como os agentes, funcionários de todos os setores da empresa receberam uma fitinha azul, laço-símbolo da campanha, grampeada com um pequeno bigode de espuma que remete ao público-alvo. 

“Por serem profissionais de grande visibilidade, que atuam nas diversas regiões do município e em locais de ampla circulação de pessoas, a Emdec identificou a importância estratégica de auxiliarem na divulgação dessa fundamental campanha de saúde pública”, comentou o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. 

Os funcionários da Emdec também puderam abraçar a iniciativa e multiplicá-la extramuros adquirindo camisetas azuis que estampam o texto “Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata”, junto com os dois símbolos da campanha, o laço azul e a silhueta do bigode. 

Idealizada e realizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Urologia (www.sbu.org.br), a campanha Novembro Azul existe desde 2012. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino - somente os tumores de pele têm maior incidência. O câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo. A cada seis homens, um é portador da doença. São diagnosticados 69 mil novos casos por ano, um a cada 7,6 minutos. 

De acordo com informações divulgadas pelo Lado a Lado pela Vida, a doença “exige exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA [Antígeno Prostático Específico, uma enzima] e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA”. 

Por isso, homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista e realizar exames preventivos anualmente – ou já a partir dos 45, dependendo dos fatores de risco existentes (histórico familiar, raça, alimentação, sedentarismo, obesidade). Quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%.  

As informações sobre câncer de próstata e Novembro Azul estão no endereço eletrônico www.novembroazul.com.br 

Link para o vídeo oficial da campanha: www.youtube.com/watch?v=M9BLsVZJoXI


Crédito: Arquivo PMC
Agente de Mobilidade Urbana usa o adereço

Crédito: Arquivo PMC
Funcionários da Emdec usam boné azul alusivo à campanha de combate ao câncer de próstata

Crédito: Arquivo PMC
Bonés complementam os uniformes dos agentes no cumprimento de funções externas

Volta ao índice de notícias