Cândido Ferreira promove festival de cinema pelos 80 anos de trabalho na saúde mental

22/10/2004

Dia 25 de outubro, às 14h, o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, através de sua Comissão de Eventos, vai promover um Festival de Cinema como parte do ciclo de festividades em comemoração aos 80 anos do serviço,  iniciado em abril deste ano. As sessões diárias seguem até o dia 28 de outubro e incluem dois dias de debates entre o público do serviço e os debatedores convidados. A Comissão de Eventos do Cândido também se preocupou em criar o clima propício para as sessões, o que inclui muita pipoca, suco e refrigerante.

Desde 1990, o Cândido tem trabalhado por uma assistência humanizada aos portadores de transtornos mentais, baseada no respeito aos direitos de convivência dos cidadãos. Por isso,  desde 1993 é considerado referência no tratamento de saúde mental no Brasil, pela Organizaçao Mundial da Saúde (OMS). A instituição trabalha em co-gestão com a Prefeitura Municipal de Campinas, parceria que viabilizou o processo de humanização das formas de cuidar da saúde mental. Portas foram abertas, grades foram retiradas, foram abolidos o uso da camisa de força e a aplicação do eletrochoque. Hoje, os tratamentos são realizados em toda cidade, entre outras formas, por meio dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que evitam a internação em tempo integral e contribuem para a reinserção social dos usuários. Mais informações c/ Rita Hennies (19) 3758-8615 / 9792-9910, Andréa Galassi (19) 8118-4412 ou Paula Milano (19) 9126-3591.

Programação:

25/10 - Segunda - "Os Normais" (14h)

26/10 - Terça - "I´m Sam - Uma lição de Amor" (14h)
Debate com Juares Costa, psiquiatra, psicanalista e terapeuta familiar

27/10 - Quarta - "Lisbela e o prisioneiro" (14h)

28/10 - Quinta - "Uma Mente Brilhante" (8h)
Debate com Rômulo Ferreira da Silva, psiquiatra, psicanalista e supervisor do Cândido Ferreira