Programa de rádio “Maluco Beleza” tem produção interativa: ouvintes escolhem o tema a ser abordado e concorrem a brindes

29/06/2006

Em julho o “Maluco Beleza” - programa jornalístico temático produzido pelos usuários, jornalistas, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira e veiculado há mais de quatro anos, através de uma parceria com a Rádio Educativa Municipal – inaugura uma nova fase de produção.

Os programas estão totalmente interativos, ou seja, os ouvintes contribuem com os jornalistas indicando os temas que deverão ser abordados. Essa nova etapa de produção busca superar os tradicionais programas nos quais os ouvintes são apenas receptores da informação. Agora, os ouvintes são co-produtores do programa, pois os pedidos serão tratados dentro de um cronograma, para que todas as indicações sejam contempladas.

É um momento muito importante para o “Maluco Beleza”, pois concretiza a proposta de fortalecer a parceria com os ouvintes aproximando-se cada vez mais da realidade e dos desejos do público ao desenvolver novos paradigmas na relação emissor-receptor da mensagem.

Esperamos contar com a colaboração e a criatividade dos ouvintes para abandonar as "fórmulas prontas” e o discurso comum na abordagem dos temas.

Em julho, os programas escolhidos foram: Medicina Alternativa, dia 4/7; Maluquices, dia 11/7; Literatura, dia 18/7 e Vida após a Morte, dia 25/7. Os programas irão ao ar toda terça-feira, às 10h com reprise às 22h pela Rádio Educativa FM 101,9MHz. Para participar é só enviar um e-mail para malucobeleza@candido.org.br com nome completo e profissão do ouvinte e o tema proposto. Os participantes concorrerão a uma camiseta do bloco “Unidos do Candinho” ou CD do programa “Maluco Beleza”.

“Maluco Beleza” aborda Medicina Alternativa

O programa de Medicina Alternativa vai ao ar na próxima terça-feira, dia 4/7, às 10h pela Educativa Municipal e tem como principal entrevistado o Massoterapeuta Omar Alves.

Alves falou sobre a importância da Medicina Alternativa na prevenção das dores e doenças. Explicou também as técnicas de massagens Ayuvérdica e Shiatsu, entre outras questões.

O programa também irá trazer depoimentos dos “jornalistas” da instituição sobre como aliar essas técnicas medicinais – florais, homeopatia, massagens etc – na busca de melhor qualidade de vida.

"Maluco Beleza: Um programa pra quem tem a cabeça no lugar"

O programa Maluco Beleza é resultado da parceria entre os usuários do Cândido Ferreira — por meio da assessoria de comunicação — com a Rádio Educativa FM, emissora que viabilizou o projeto e que tem possibilitado a propagação de vozes há muito tempo excluídas da convivência social e da possibilidade de se colocar perante a sociedade.

O “Maluco Beleza” tem sido uma forma de veicular a cultura produzida por esta população, mostrando como são ativos e participantes dos temas da atualidade. O “Maluco Beleza” é um jornalístico que vai ao ar todas as terças-feiras, às 10h, com reprise às 22 horas pela Rádio Educativa FM 101,9MHz.

Semanalmente o programa trabalha um tema escolhido pelo grupo de "jornalistas" composto por cerca de quinze usuários que elaboram, produzem e gravam o programa. Os temas baseiam-se nos direitos humanos, saúde mental e em todos os assuntos que permitam a relação com o lugar dos usuários em sociedade.

De acordo com Reginaldo Moreira, diretor do programa, o principal objetivo do programa é desmistificar a loucura na sociedade e servir de instrumento de transformação da opinião pública, possibilitando assim a diminuição do preconceito e da exclusão social em relação aos portadores de transtornos mentais.

O jornalístico tem a duração de meia hora e é composto por quadros que incluem entrevistas, enquetes realizadas nos espaços públicos da cidade, análise de notícias, imitações, debates, músicas, recados, depoimentos, entre outros. A irreverência e o questionamento a respeito da loucura e da normalidade na atual sociedade fundamentam o trabalho e dão o tom diferencial ao programa. Vale dizer, que a equipe do “Maluco Beleza” oferece palestras e oficinas de comunicação sobre as temáticas “Reinserção Social através da Comunicação” e “Comunicação Alternativa”. O que move os "Jornalistas do Cândido" é a confiança no fato de que somente com a democratização dos meios de comunicação é que poderemos construir uma sociedade mais justa, em que a convivência com as diferenças possa ser possível.

Cândido Ferreira: Convivendo com as diferenças

O Serviço de Saúde “Dr. Cândido Ferreira” é referência no tratamento de saúde mental no Brasil, desde 1993, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, através de um convênio de co-gestão firmado desde 1990, tem viabilizado a transformação nas formas de cuidar o portador de transtorno mental. Com a desospitalização os portões foram abertos, foram abolidos a aplicação do eletrochoque e o uso da camisa de força e os tratamentos passaram a se basear no respeito aos direitos dos pacientes.

Hoje, eles têm a possibilidade de fazer tratamento fora do espaço hospitalar, através dos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) implantados em várias regiões do município de Campinas, próximo aos locais onde residem - o que contribui para a reinserção social e familiar desses cidadãos.

Muitas novas formas de cuidar da doença mental têm sido implementadas no serviço, uma dessas formas é a reinserção através da Comunicação. As atividades da Comunicação desenvolvidas no Cândido Ferreira há mais de 8 anos, contam hoje com a oficina de jornal impresso (Jornal Candura - Espaço Aberto para um Novo Pensamento), oficina de rádio (Programa Maluco Beleza) e oficina de roteiro (com a produção de um vídeo-documentário sobre a Reforma Psiquiátrica).