Prefeitura de Campinas quer eliminar hanseníase no município

07/01/2003

A Prefeitura de Campinas acaba de estabelecer como meta o controle total da hanseníase no município. A idéia é eliminar a doença, como problema de saúde pública, em dois anos na cidade. Isso significa alcançar, pelo menos, um índice menor que um doente a cada 10 mil habitantes, conforme estabelece a OMS (Organização Mundial de Saúde). Atualmente, existe na cidade 1,3 casos para cada 10 mil habitantes.

Com este intuito, a Secretaria Municipal de Saúde está descentralizando o acompanhamento das pessoas com hanseníase para todos os Centros de Saúde. Além disso, iniciou um processo para envolver todas as equipes do Paidéia – Saúde da Família no diagnóstico, tratamento, avaliação e prevenção de incapacidades da doença. Os agentes comunitários de saúde, que são os profissionais que têm contato mais próximo com a população, devem estar capacitados até abril, quando o município promove a Semana de combate à hanseníase. Também faz parte da estratégia da Secretaria de Saúde melhorar a orientação a população.

De acordo com a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, o envolvimento das equipes de saúde possibilitará o diagnóstico da doença ainda na fase inicial. "E o diagnóstico precoce favorece a descoberta dos casos em fase não transmissível, o que leva à diminuição da ocorrência de casos", diz Brigina.

Dados da Secretaria de Saúde mostram que a prevalência da hanseníase em Campinas é menor que no Estado de São Paulo como um todo. De 95 a 2001, a prevalência da doença diminuiu de 3,43 doentes por 10 mil habitantes para 1,3 por 10 mil. Neste período, o número total casos na cidade caiu de 307 por ano para 134.

No entanto, enquanto cai a prevalência, o número de casos novos a cada ano tem se mantido constante, chegando a 90. Além disso, os casos novos continuam a ser diagnosticados nas formas mais avançadas da doença. E, quando o tratamento é iniciado tardiamente, os pacientes podem desenvolver complicações, ficar com seqüelas e transmitir a doença. Dados apontam que, em Campinas, menos de 15% dos diagnósticos de hanseníase são realizados na forma inicial da doença.

Conheça a hanseníase:

É uma doença causada por uma bactéria. É transmitida por uma pessoa infectada que elimina o micróbio pelas vias respiratórias. Para desenvolver a doença, a pessoa deve aspirar uma grande quantidade de bacilos e estar com baixa resistência física. Normalmente, a transmissão pode ocorrer quando há contato prolongado com o doente que não esteja em tratamento.

Os sintomas da doença são manchas brancas ou vermelhas, que não coçam e não doem e são insensíveis ao calor e ao frio. A hanseníase tem cura. O tratamento é simples e é de graça em todos os centros de saúde. O tratamento não pode ser interrompido e, na maioria das vezes, dura seis meses. A primeira dose do medicamento mata 90% dos bacilos e a doença deixa de ser transmitida.