Prefeitura prossegue com intensificação das ações de combate a dengue

20/01/2003

Agentes comunitários e outros profissionais da Secretaria de Saúde de Campinas percorrem as ruas da cidade esta semana, de 20 a 24 janeiro, promovendo arrastões para eliminação do mosquito da dengue – Aedes aegypti - e conscientizando os moradores sobre os perigos da doença.

As equipes contam, a partir desta segunda-feira, 20, com o reforço de ajudantes de controle ambiental. Neste momento específico, estes profissionais vão atuar no combate à dengue, em ações como limpeza e colocação de telas em caixas d’água, verificação da presença de larvas, aplicação de larvicida biológico, controle dos pontos de risco e demais atividades de combate à doença.

Pontos de risco são ferros-velhos, borracharias e outros locais que, pela natureza de sua atividade, favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. Além do combate ao mosquito da dengue, estes profissionais estarão preparados para atuar no controle de todas as doenças.

Nesta segunda, 20, os trabalhos acontecem na área de abrangência do Centro de Saúde São Quirino, região Leste, onde as ações contam com a parceria da Secretaria de Serviços Públicos. Na região Sudoeste, os agentes de comunitários do Centro de Saúde Dic III percorrem a área da ocupação Eldorado dos Carajás para recolher prováveis criadouros das casas, orientar moradores e verificar se há pessoas com sintomas suspeitos da dengue e encaminhá-las ao Centro de Saúde. Também nesta segunda, 20, na Sudoeste, na área do Parque Universitário, abrangência do Centro de Saúde Vista Alegre, estão sendo desenvolvidas ações educativas e remoção de criadouros. Nestas localidades, foram confirmados, este ano, casos de dengue importados – contraídos em outras cidades.

Os trabalhos para prevenir a doença estão espalhados por toda cidade. Porém, a região Sul recebe cuidado especial porque foi lá que a epidemia atacou mais no último ano, inclusive com nove casos de dengue hemorrágica. Além disso, é lá, na área da Vila Industrial, onde neste 2003 foram confirmados os primeiros casos autóctones de dengue.

Ainda na região Sul, na Vila Orosimbo Maia, durante toda semana, as equipes realizam arrastão e ações educativas. Na Vila Industrial também haverá arrastão durante esta semana e, na área de abrangência do Centro de Saúde Esmeraldina, será feita limpeza de um ponto de risco - sucateiro.

Amanhã, 21, as equipes que atuam no controle da dengue estarão também na área do Centro de Saúde Integração, região Noroeste. Na quarta, 22, é a vez da população que mora na área do Centro de Saúde Boa Vista, Norte da cidade, receber a visita dos profissionais de saúde. Quinta, 23, as ações ocorrem na Sudoeste, na área do Santa Lúcia, e no Jardim Ouro verde, na área do Dic 1. Na sexta, 24, as equipes estarão novamente na Sul, na área do Centro de Saúde Vila Ipê.

Também na sexta, às 10h, crianças de 7 a 14 anos que freqüentam curso de férias no Bosque dos Jequitibás vão aprender sobre dengue, os riscos da doença e como evitá-la. Em toda cidade, foram fixadas faixas com mensagens que estimulam as pessoas a tomar atitudes simples para evitar a moléstia.

Volta ao índice de notícias