Vigilância interdita farmácia irregular no Parque Universitário

21/01/2004

Denize Assis

A Vigilância em Saúde (Visa) do Distrito Sudoeste interditou uma drogaria que funcionava de forma irregular no Parque Universitário na última segunda-feira, 19 de janeiro. O estabelecimento atuava sem farmacêutico responsável e não possuía alvará da Prefeitura nem licença da Vigilância Sanitária Municipal para funcionar. A equipe da Visa chegou ao estabelecimento por meio de denúncia.

De acordo com a bióloga Ellen Fagundes, coordenadora da Visa Sudoeste, as irregularidades constatadas constituem infrações sanitárias. "Portanto, conforme previsto em lei, o proprietário recebeu multa, além da interdição dos produtos e da interdição do estabelecimento", informa. A coordenadora diz que uma farmácia que atua nestas condições oferece riscos à saúde da população.

Segundo Ellen, o estabelecimento pode até voltar a atuar, desde que o estabelecimento se adapte às regras e o proprietário regularize a situação e sane as infrações. "Neste caso, a equipe da vigilância volta ao local, analisa as condições e, se estiver tudo conforme a lei, faz a desinterdição", diz.

Ellen afirma que a ocorrência deve ser tomada como exemplo para que as pessoas procurem exercer a cidadania, exigir seus direitos e denunciar estabelecimentos irregulares. A coordenadora diz que as pessoas devem checar, antes de adquirir qualquer produto, se a drogaria tem farmacêutico presente e dispõe de alvará sanitário e de alvará do Departamento de Uso e Ocupação do Solo (Duos). Os documentos devem estar fixados em local visível. Situações irregulares podem ser denunciadas nos Centros de Saúde, nas Vigilâncias em Saúde (Visas) ou pelo telefone 156.