Denize Assis,
com informações da Agência Saúde
Um grupo de
dez estudantes de graduação das várias profissões de saúde
chegou a Campinas no último domingo, 25 de janeiro, para
conhecer de perto e vivenciar o trabalho desenvolvido pela
Secretaria Municipal de Saúde. Eles vão conhecer as
atividades desenvolvidas nos diversos serviços da
Prefeitura entre eles Módulo de Saúde do Parque Oziel,
Hospital Municipal Mário Gatti, Complexo Ouro Verde além
de outras instituições que atuam em parceria com o Sistema
Único de Saúde (SUS).
A prática
é um piloto do Projeto de Vivência e Estágio na Realidade
do Sistema Único de Saúde (VER-SUS/Brasil) construído
pelo Ministério da Saúde e pela Comissão de Representação
do Movimento Estudantil da Área de Saúde. Segundo a
enfermeira Jeanette Múfalo, diretora de Recursos Humanos da
Secretaria Municipal de Saúde, uma das metas do VER-SUS/Brasil
é sensibilizar e mobilizar profissionais em formação para
uma atuação ativa de compreensão, construção e
viabilização do SUS.
Ela informa
que, além de Campinas, outras nove cidades de todas as regiões
do país também vão receber alunos do projeto. Ao todo,
foram destacados 100 universitários para conhecer o
funcionamento do SUS de maneira integral como gestão do
setor, organização e práticas de atenção à saúde,
formação e desenvolvimento profissional, participação
popular e controle social. "A experiência fará com
que eles se familiarizem com o sistema, seus problemas,
peculiaridades e avanços", diz a enfermeira.
A proposta
é de que essas vivências sejam realizadas duas vezes por
ano, nos tradicionais períodos de férias letivas das
instituições de ensino superior. Os 100 estudantes da
experiência piloto serão facilitadores da primeira edição
do VER-SUS, que ocorrerá em julho/agosto e envolverá cerca
de 1 mil estudantes de todo o Brasil.
Executivas
nacionais de estudantes dos 14 cursos na área de saúde –
administração de sistemas e serviços de saúde,
administração hospitalar, biomedicina, enfermagem, farmácia,
fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária,
medicina, nutrição, odontologia, psicologia, serviço
social e terapia ocupacional – participam ativamente da
construção da vivência, desde seu desenho e negociação
com os municípios até o processo de inscrição dos
estudantes. De acordo com Jeanette, essa é uma estratégia
de aproximação da política de saúde com a formação
acadêmica. Os municípios que participam dessa experiência
piloto são Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG),
Caixas do Sul (RS), Campinas (SP), Goiânia (GO), Londrina
(SC), Marília (SP), Niterói (RJ) e Sobral (CE).
Segundo
Ricardo Burg Ceccim, diretor do Departamento de Gestão da
Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges), a
formação em saúde tem se ocupado mais do desenvolvimento
das habilidades técnico-científicas do que da ativação
de perfis profissionais tocados pela sensibilidade na escuta
dos problemas individuais e coletivos de saúde e pelo
significado do trabalho em equipe e orientado pela atenção
integral à saúde. Para ele, essa vivência-estágio vai
ampliar os compromissos sociais do setor da saúde com a
qualidade da formação universitária.
A coordenação
nacional do VER-SUS é feita pelo Deges, em conjunto com a
Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área
de Saúde.