Na semana que antecede o carnaval, Saúde divulga maneiras de evitar doenças

31/01/2005

Denize Assis

Uma equipe da Prefeitura de Campinas, formada por técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, montou uma tenda nesta segunda-feira, dia 31 de janeiro, no terminal de ônibus do Vida Nova para divulgar informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. A ação é parte da série de medidas desencadeadas pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana para conscientizar a população sobre maneiras de reduzir o risco de doenças no Carnaval. Segundo a coordenação do Distrito de Saúde Sudoeste, em quatro horas de trabalho, mais de 150 pessoas passaram pela tenda.

Além de divulgar as DSTs, a equipe informou sobre sinais e sintomas da dengue e da leptospirose e orientou as pessoas sobre quando e como procurar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas. Após o período de férias, Carnaval e outras datas festivas, principalmente nos meses de calor e chuva, a Vigilância Epidemiológica registra um aumento no número de casos de dengue na cidade.

"O grande fluxo de pessoas que chegam, retornam ou passam pela cidade facilita a transmissão da doença. Por isso, aproveitamos para fazer o alerta", diz a agente de controle ambiental Clotilde Cirene Pitondo, que atua na Visa Sudoeste. A leptospirose também está sendo divulgada por causa das enchentes que atingiram a cidade recentemente, o que aumenta o risco desta doença.

Clotilde informa que as ações com a tenda prosseguem durante toda semana. Nesta terça-feira, dia 1 de fevereiro, a tenda será montada no Supermercado Sete, na parte da manhã, e no Supermercado Dia a Dia, à tarde. Na quarta-feira, a equipe vai estar no hipermercado Extra, na quinta-feira no terminal Ouro Verde e, na sexta, no terminal da Vila União.

"Escolhemos estes locais por serem pontos de grande fluxo de pessoas. A receptividade da comunidade foi muito boa", diz Clotilde. Segundo a técnica, os assuntos que mais atraem a atenção dos adultos são os referentes às DSTs. Entre o público infantil, a dengue chama mais atenção. Clotilde afirma que, durante as ações, é apresentado um kit com as várias formas do Aedes aegypti – ovo, larva, pupa e o mosquito adulto.

"Aproveitamos a ocasião para fazer demonstração da camisinha feminina e masculina e informar sobre o Centro de Referência em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids de Campinas. Muitos, inclusive, nem sabem que o serviço acolhe, informa as pessoas e realiza exames gratuitamente", diz. O telefone do Centro de referência é (19) 3234-5000.