Seminário prepara equipes para diagnosticar e tratar doenças

22/01/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promove nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, o seminário Dengue, febre maculosa e leptospirose: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento. Voltado para médicos, enfermeiros e profissionais das Vigilâncias em Saúde (Visas), o evento tem como objetivo preparar as equipes para o atendimento inicial ao paciente e o encaminhamento adequado dos casos.

O seminário acontece no Salão Vermelho da Prefeitura, em dois períodos, com início às 8h30 e às 13h30, com mesmo conteúdo para que os profissionais de todas as cargas horárias possam participar.

De manhã, o seminário será aberto pela enfermeira sanitarista Salma Balista, diretora de Covisa. À tarde a abertura será feita pelo Secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva. As palestras serão proferidas pelo professor dr. Luiz Jacintho Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); pela dra. Márcia Regina Buzzar, do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde; e pelo médico André Ricardo Ribas de Freitas, da Covisa.

Além de discutir aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento, o evento vai abordar a rotina simplificada de atendimento e tratamento de pacientes com leptospirose e febre maculosa, além do protocolo municipal de atendimento ao paciente com dengue.

Segundo a enfermeira sanitarista Salma Balista, o seminário visa atualizar os profissionais para o atendimento adequado, oportuno, pronto, com o objetivo principal de diminuir risco de morte.

Denize Assis