Bloco “Só com camisinha, samba suor e saúde” desfila em Campinas

17/01/2008

Autor: Eli Fernandes

Trabalhadores e parceiros do Sistema Único de Saúde desfilam dia 1 de fevereiro, na abertura dos desfiles no sambódromo de Campinas

Pela primeira vez o Carnaval oficial de Campinas, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, trará um bloco formado apenas de trabalhadores e parceiros do Sistema Único de Saúde (SUS). É o bloco “Só com camisinha, samba suor e saúde”, segunda agremiação a desfilar na sexta-feira (1/2/2008), primeiro dia da folia no Sambódromo (à avenida Magalhães Teixeira, no Parque Itália).

A organização do bloco é do Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas, que está convidando trabalhadores e parceiros de todo a rede SUS-Campinas para participar do desfile no Carnaval é Natureza 2008. A concentração será às 19h, dia 1º, na avenida Andrade Neves, à entrada do Túnel Joá Penteado.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do PMDST/Aids de Campinas, a psicóloga Bete Zuza, o serviço busca, com este bloco, de uma maneira descontraída, dar visibilidade aos trabalhadores e parceiros da Secretaria Municipal de Saúde que durante o ano todo empenham esforços na prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e à aids.

Segundo ela, os participantes têm até o dia 23 de janeiro para inscrever-se através dos telefones 3234 – 5000, com Míriam Passiani de Carvalho ou 3234 - 4995 com Isabella Venturini. Também estão sendo organizadas oficinas de Máscaras e Bonecos nos dias 18 (sexta-feira), 22 (terça-feira), 23 (quarta-feira), 25 (sexta-feira), 29 (terça-feira) e 30 (quarta-feira), das 9h às 17 h no Espaço de Convivência do Centro de Referência (Rua Regente Feijó, 637, Centro).

Centro de Referência

A aids é uma síndrome que pode ser tratada e controlada através do SUS em serviços especializados, como o Centro de Referência do Programa DST/Aids de Campinas. O Centro de Referência fica na rua Regente Feijó, 637, Centro, e está aberto de segunda a sexta-feira (exceto aos feriados) das 7h às 20h. O telefone, para mais informações sobre este serviço é (19) 3234 – 5000.

De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 2.000 pessoas têm o vírus HIV em Campinas e não sabem. O teste é oferecido gratuitamente através do SUS e deve ser feito em qualquer Centro de Saúde (CS) de Campinas ou no Centro de Referência do PMDST/Aids. A melhor forma de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis é o uso de camisinha em todas as relações sexuais.

Teste gratuito

Para saber mais sobre o teste de HIV e sífilis, em Campinas, a população deve informar-se no Centro de Saúde mais próximo, ou através do telefone (19) 3236 – 3711, do Centro de Referência, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, à rua Regente Feijó, 637, ou no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Complexo Ouro Verde, telefone 3226 – 7475, somente às segundas-feiras, das 13h às 17h.

O teste é gratuito, pode ser anônimo e só a pessoa que faz o exame fica sabendo o resultado. Para saber mais sobre aids a população pode acessar o site http://www.aids.gov.br ou ligar para o Disk-Saúde: 0800 61 1997 (do Ministério da Saúde) ou para o Disk-DST/Aids: 0800 16 2550 (do Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo).