Prefeitura e Unicamp estabelecem parceria para orientar os calouros sobre dengue

17/02/2003

Os calouros da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são os mais novos aliados da Secretaria Municipal de Saúde na luta contra a dengue. A Prefeitura de Campinas em parceria com a Universidade participa, a partir desta segunda-feira, 17 de fevereiro, de uma série de atividades do Trote Cidadão que vão enfocar a situação da cidade em relação à doença, as formas de prevenção e o combate ao mosquito transmissor, Aedes aegypti.

A primeira atividade acontece na tarde de hoje, entre 13h e 16h30, na Faculdade de Engenharia de Alimentos. Os novos alunos serão recepcionados por veteranos que vão estar vestindo camisetas que chamam a atenção para a dengue. Profissionais de saúde vão atuar numa barraca instalada na faculdade incentivando os calouros a tomar medidas simples para identificar e eliminar os focos do Aedes aegypti.

A partir das 16h30, os novatos vão estar no Balão do Timbó, na avenida Brasil, participando do Pedágio Solidário. Os alunos vão entregar para os motoristas, na parada dos semáforos, panfletos que informam sobre os sintomas e as formas de evitar a dengue. Eles também vão fazer um grito de guerra e estarão expondo uma faixa que alerta sobre os perigos da doença e sobre como eliminar os criadouros.

Ao longo da Calourada, outros eventos que ainda estão sendo definidos também vão enfocar o tema dengue. "A idéia é conscientizar este público para que eles disseminem nas suas casas e na comunidade os meios de prevenção da dengue", diz a psicóloga Fernanda Borges, que supervisiona as ações educativas da dengue na Secretaria de Saúde. A idéia de fazer o trabalho com os calouros partiu da equipe de profissionais que atua no Distrito de Saúde Norte, responsável pela área de Barão Geraldo, onde está instalada a Unicamp.

Estatística – Campinas registrou, desde janeiro, 80 casos de dengue. Deste total, 53 são autóctones, 26 são importados e 1 ainda está sendo investigado. Até o momento, não foram confirmados casos de dengue hemorrágica. Em 2002, foram 1458 confirmações, sendo 1246 autóctones. Foram registrados 9 casos da forma hemorrágica da doença. Não houve mortes.