Representantes do Ministério da Saúde encerram edição do VER-SUS em Campinas

06/02/2004

Denize Assis

O Ministério da Saúde encerra em Campinas nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, o piloto do VER-SUS/Brasil, um projeto em que estudantes de graduação de diversas áreas da saúde têm a oportunidade de viver e conhecer de perto as experiências desenvolvidas pelos municípios brasileiros no Sistema Único de Saúde (SUS). A experiência é inédita no País e, nesta primeira edição, Campinas integra as dez cidades que sediaram o projeto.

O encerramento começou na manhã desta sexta-feira com o relato dos alunos sobre o trabalho desenvolvido por Campinas. Na platéia estavam presentes o coordenador nacional do VER-SUS, Luiz Fernando Silva Bilibio, a secretária de Saúde de Campinas, Maria do Carmo Cabral Carpintéro, o diretor municipal de Saúde, Roberto Farias Marden, e vários outros gestores do Sistema Único de Saúde na cidade.

No período da tarde, as atividades reiniciam às 15h, com palestra do secretário executivo do Ministério da Saúde, Gastão Wagner de Sousa Campos, sobre Políticas de Integração Ensino/Serviço, situação atual e diretrizes. Às 17h, haverá uma cerimônia de encerramento com presença da Prefeita de Campinas, Izalene Tiene, da secretária municipal de Saúde e dos representantes do Ministério da Saúde. Após a mesa, acontece coquetel.

Atividades. Vindos de todas as regiões do Brasil, em Campinas, os alunos conheceram o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde no Hospital Municipal Mário Gatti, Complexo Ouro Verde, Módulos e Centros de Saúde além das ações desenvolvidas em outras instituições que atuam em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Os alunos puderam vivenciar o funcionamento do SUS/Campinas em todos os seus aspectos, incluindo gestão do setor, organização e práticas de atenção à saúde, formação e desenvolvimento profissional, participação popular e controle social", informa o diretor de saúde de Campinas, Roberto Farias Marden.

Metas. Um dos objetivos do VER-SUS/Brasil é sensibilizar e mobilizar profissionais em formação para uma atuação ativa de compreensão, construção e viabilização do SUS. A enfermeira sanitarista Jeanette Múfalo, diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, diz que a experiência é fundamental para que os futuros profissionais se familiarizem com o sistema, seus problemas, peculiaridades e avanços.

O Ministério pretende que essas vivências sejam realizadas duas vezes por ano, nos períodos de férias letivas das instituições de ensino superior.

Segundo Ricardo Burg Ceccim, diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (Deges), a formação em saúde tem se ocupado mais do desenvolvimento das habilidades técnico-científicas do que da ativação de perfis profissionais tocados pela sensibilidade na escuta dos problemas individuais e coletivos de saúde e pelo significado do trabalho em equipe e orientado pela atenção integral à saúde. Para ele, essa vivência-estágio vai ampliar os compromissos sociais do setor da saúde com a qualidade da formação universitária.

A coordenação nacional do VER-SUS é feita pelo Deges, em conjunto com a Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área de Saúde.