CDHU terá Centro de Saúde construído pela Prefeitura

06/02/2004

A construção do Centro de Saúde CDHU, que vai beneficiar uma população de cerca de 20 mil pessoas, é outro projeto que será colocado em prática com verbas liberadas pelo Governo Federal e pela Prefeitura de Campinas.

O empreendimento, orçado em R$ 300 mil, atende a reivindicação dos moradores do conjunto habitacional Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, também conhecido como Conjunto Residencial Campinas E, na Região Norte da Cidade. Do total de recursos, R$ 260 mil são oriundos do Ministério da Saúde e o restante, R$ 60 mil, da Prefeitura de Campinas.

Construído pelo Governo do Estado, entre o Recanto dos Pássaros e o Parque Cidade, o Conjunto Habitacional foi concluído sem oferecer qualquer equipamento de saúde à população. Restou ao município, com apoio do Governo Federal, atender a reivindicação dos moradores que, atualmente, têm a alternativa de utilizar o Centro de Saúde São Marcos. No entanto, o CS São Marcos já atende moradores dos bairros Jardim São Marcos, Vila
Esperança, Jardim Campineiro, Recanto da Fortuna, San Martin e Parque Cidade e ficou pequeno para atender toda demanda.

Para a implantação da unidade, o CDHU vai ceder em comodato uma área de mais de 3 mil metros quadrados que passa a integrar, automaticamente, o patrimônio da municipalidade.

O perfil dos moradores do Conjunto Residencial Campinas E, segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra uma população com altíssimo grau de dependência (próxima de 100%) do Sistema Único de Saúde (SUS). O levantamento mostra que essa população, em sua grande maioria, é proveniente da Favela Moscou e de outras áreas de risco. Dados revelam, também, nesse reduto, uma população predominantemente jovem, com renda situada entre dois e cinco salários mínimos.

Paidéia ampliado. A meta da Secretaria Municipal de Saúde, com a construção da nova unidade, é ampliar o acesso da população ao programa Paidéia de Saúde da Família. De acordo com o projeto da Secretaria, a unidade vai funcionar com duas equipes ampliadas de saúde da família, que vão se responsabilizar por 7 mil pessoas cada uma.

É proposta da Prefeitura, ainda, a incorporação do Bairro San Martin. Para isso projeta-se a incorporação de uma terceira equipe que, atualmente, está alocada no CS São Marcos. O trabalho deverá ser exercido por equipe multiprofissional para atender de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.