Vila Padre Anchieta recebe amanhã equipe que atua no combate à dengue

01/02/2005

Denize Assis

A Prefeitura de Campinas vai mobilizar uma equipe de 25 profissionais da Vigilância em Saúde (Visa) Norte para uma grande operação de combate à dengue nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, em 14 quarteirões na Vila Padre Anchieta, na divisa com o município de Hortolândia. O trabalho está planejado para o período das 8h às 13h e deve contar com a parceria da Subprefeitura de Nova Aparecida. Além disso, a operação foi articulada com Hortolândia que vai promover, ao mesmo tempo, uma ação no seu território.

Segundo Nilton Santos Menezes, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, agentes comunitários de saúde foram destacados para percorrer a área nesta terça-feira, dia 1 de fevereiro, e informar as famílias residentes no local sobre a ação. "Planejamos o trabalho para esta comunidade porque na última pesquisa do Breteau constatamos uma infestação importante de larvas do mosquito da dengue e um grande número de criadouros disponíveis, sendo que a maior parte deles está dentro das casas e nos quintais", diz Nilton. Criadouros são recipientes que podem acumular água, servindo assim de ambiente favorável para a proliferação do Aedes aegypti.

A maior parte das larvas foi detectada em pratos de vasos de plantas, potes, frascos de plásticos, latas, garrafas e pneus. Na operação desta quarta-feira, todos os materiais disponíveis vão ser removidos ou colocados em locais livres de chuvas. Os profissionais de saúde pretendem atuar ainda em estabelecimentos comerciais, onde vão distribuir informes e dar orientações sobre como combater o mosquito. As ações também incluem visitas a sucateiros, ferros-velhos, borracharias – considerados locais de médio e alto risco para a dengue.

Este ano, até o momento, estão confirmados cinco casos de dengue em moradores de Campinas. Em 2004, houve nove registros em janeiro e, durante todo ano, um total de 22. Em 2003, foram 458. No entanto, apesar da redução de 95% de 2003 para 2004, de acordo com a médica veterinária Jeanette Trigo Nasser, responsável pelas ações de combate à dengue da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde continua em alerta para qualquer caso suspeito da doença.

"O trabalho para evitar a eclosão de outra epidemia é intensificado a cada dia. A cada nova ocorrência, desencadeamos todas as ações de controle. Além disso, desenvolvemos trabalhos preventivos, educativos e estamos em campanha constante. Agentes comunitários e outros profissionais de saúde atuam diariamente espalhados por toda cidade no combate ao mosquito transmissor da doença", afirma Jeanette.