Performances sobre camisinhas e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aids empolgam público na apoteose da City Banda

20/02/2006

Apresentação é fruto do trabalho do Programa Municipal DST/Aids de Campinas
e foi desenvolvido pela Cia. Paulista de Artes, para incentivar uso da camisinha

Alegria, diversão, distribuição de camisinhas, material informativo e educativo. E milhares de pessoas puderam ver as performances de prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis (DST), apresentadas na noite do último sábado, dia 18 de fevereiro, durante a apoteose da City Banda, na avenida Júlio de Mesquita, junto ao Centro de Convivência Cultural de Campinas.

O trabalho é fruto de um investimento do Programa Municipal (PM) de DST/Aids de Campinas, que contratou a Cia. Paulista de Artes que realizou a performance. O espetáculo de arte e educação foi apresentado no início da noite, com os atores que dançaram sobre um trio elétrico, após o desfile da City Banda.

O espetáculo acrescentou ainda mais alegria e diversão ao que é um dos eventos mais tradicionais do Carnaval da cidade. Humor e diversão marcaram as performances recheadas de mensagens de incentivo ao uso da camisinha para evitar a transmissão do HIV e das DST nas relações sexuais.

Camisinhas e bananas gigantes foram usadas pelos artistas para a demonstração de como fazer o uso correto dos preservativos masculinos. Dois atores seguravam as bananas gigantes, enquanto outros dois artistas retiravam as camisinhas gigantes de suas embalagens e colocavam o preservativo nas bananas.

Famílias inteiras e todos os tipos de foliões divertiram-se e puderam aprender e lembrar da forma mais eficiente de evitar a transmissão do HIV nas relações sexuais. Neste ano o Programa Municipal DST/Aids de Campinas distribui 60 mil camisinhas nos 21 eventos oficiais do Carnaval de Campinas.

Durante todo o ano, no entanto, os preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades básicas de saúde. O incentivo ao uso do preservativo na relação sexual continua atual e necessário; através das campanhas, a busca por esse insumo nas unidades básicas de saúde em Campinas cresceu de 40.000 unidades/mês em 1999 para 300.000 unidades/mês em 2005.

A apresentação de sábado contou ainda com coreografias desenvolvidas ao som de paródias às tradicionais marchinhas brasileiras de Carnaval, em versões em que as letras são voltadas à prevenção. O show animou ainda mais o público que lotou o Largo da City Banda (esquina da Avenida Júlio de Mesquita com a Rua General Osório, no Cambuí).

Para obter mais informações sobre a aquisição e uso de preservativos, a população deve telefonar para o Centro de Orientação e Apoio Sorológico / Testagem e Aconselhamento (Coas/CTA), através do (19) 3236 – 3711. O Coas/CTA fica dentro do Centro de Referência em DST/Aids, localizado à rua Regente Feijó, número 637, no Centro, perto ao Terminal 2 (Moraes Salles) e Terminal Central de ônibus.

O Centro de Referência em DST/Aids de Campinas é uma unidade pública de saúde que presta ainda serviços de assistência às pessoas que vivem com HIV/aids. O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira (somente nos dias úteis), das 7h às 20h.

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 3234 – 5000 ramal 220