Centro de Saúde Jardim Itatinga realiza evento voltado ao Carnaval

22/02/2006

Equipes da Unidade Básica e membros da comunidade local desenvolvem atividade
para dar visibilidade à prevenção e tratamento às DST e aids,
com apoio do Programa Municipal DST/Aids

O incentivo ao uso do preservativo nas relações sexuais continua atual e necessário. É por isso que trabalhadores da rede pública de saúde e seus parceiros na sociedade civil organizada buscam veicular mensagens que contrapõem a idéia de prejuízo ao prazer sexual nas relações com uso de camisinha.

O Centro de Saúde (CS) do Jardim Itatinga, em parceria com a sociedade civil organizada e com o Programa Municipal (PM) de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas realiza uma atividade relacionada a um desfile de Carnaval diferenciado, pelas ruas do bairro, durante a tarde desta sexta-feira, dia 24 de fevereiro.

O objetivo é aproveitar o período do Carnaval para, além de incentivar o uso do preservativo nas relações sexuais, tanto entre a população local como freqüentadores do bairro, ampliar a visibilidade do atendimento oferecido aos moradores e trabalhadores daquela região. Segundo dados epidemiológicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde, a principal causa de transmissão do HIV está nas relações sexuais sem uso de preservativos.

É o terceiro ano consecutivo em que a Unidade Básica de Saúde (UBS) realiza evento deste gênero. É a primeira vez, no entanto, que o trabalho ganha reforço com participação da Organização Governamental (ONG) Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (Ceprom), agentes da rede pública municipal de saúde e membros da comunidade local que compõem o Grupo Permanente de Prevenção e Ações Intersetoriais em Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (GPPAI) . A atividade, segundo o Centro de Saúde do Itatinga, inclui a realização de um desfile pelas ruas do bairro e a distribuição de um kit contendo camisinhas, material informativo e uma bala, junto de um folheto com a seguinte mensagem: "A bala você pode chupar sem casca", reforçando o uso dos preservativos em todas as formas de relação sexual.

A concentração para o desfile ocorre a partir de 13 horas, no Centro de Saúde do Jardim Itatinga, localizado à Rua Caiua, número 218. Em seguida, por volta de 14 horas, as equipes saem às ruas para entrega dos kits pelas ruas do bairro. Elas devem ser acompanhadas de uma banda formada com apoio do Ceprom, junto à comunidade. O objetivo, segundo o CS, é formar um bloco carnavalesco.

As atividades da UBS Itatinga terminam às 16 horas, mas o bloco, com moradores e freqüentadores do bairro, parceiros do CS, Ceprom e Programa Municipal DST/Aids de Campinas, deve continuar em ação pelas ruas do local até mais tarde. O CS Itatinga funciona das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Os telefones da UBS são os seguintes: (19) 3225-7145 e 3225-9939.