Sarau no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas marca encerramento da Semana de Visibilidade da Travesti

02/02/2007

Organização é da Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Identidade,
ong que atua pela cidadania de lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais

Um sarau marca, na noite de 3 de fevereiro de 2007, neste sábado, no Centro de Referência (CR) do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Campinas, o encerramento, na cidade, da Semana em que foi celebrado o Dia da Visibilidade Travesti.

Um conjunto de ações, entre performances artísticas de travestis especialmente convidadas para o evento, recital de poesias, exposição eletrônica de fotos que mostram parte da história de atuação das travestis junto às equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) na prevenção à aids, ao hiv e às dst, entre outras atrações, compõem o sarau.

O evento é promovido pela Coordenadoria de Travestis e Transexuais da organização não-governamental (ong) Identidade – Ação Pela Cidadania de Gays, Lésbicas, Travestis, Transexuais e Bissexuais, uma entidade parceira do Programa DST/Aids de Campinas, que apóia a realização do sarau.

Outras ações, como exposição de fotos e exibição pública de filme fizeram parte da programação de atividades realizadas durante a semana. O Dia de Visibilidade das Travestis foi celebrado na segunda-feira, 29   de janeiro.

Para saber mais sobre prevenção à aids e às doenças sexualmente transmissíveis a população deve informar-se através dos Centros de Saúde ou no Centro de Referência do Programa Municipal de DST/Aids. O Centro de Referência é uma unidade pública de saúde localizada à rua Regente Feijó, 637, Centro, funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h (exceto feriados) e o telefone é (19) 3234 – 5000.

A aids não tem cura, mas tem tratamento. Estimativa do Programa Municipal de DST/Aids de Campinas aponta para possibilidade de haver em Campinas pelo menos 2.000 pessoas que vivem com o vírus hiv e não sabem. O teste de hiv e sífilis pode ser realizado em qualquer Centro de Saúde de Campinas, ou no Centro de Referência de DST/Aids. Mais informações sobre o teste de hiv podem ser obtidas nestas unidades ou pelo telefone (19) 3236 – 3711.

Informações sobre o hiv, aids e doenças sexualmente transmissíveis também podem ser obtidas através do portal www.aids.gov.br, pelo telefone 0800 61 1997 ou 0800 16 2550.

Comunicado do Grupo Identidade:

"Travesti e Respeito

A Coordenadoria de Travestis e Transexuais do Grupo Identidade traz ao público campineiro a exposição de fotos "Campinas, travestis contam sua história" com o objetivo de mostrar o cotidiano deste segmento da população.

E quem fala em respeito, fala também da intolerância praticada contra os diferentes, o que contribui para que o preconceito e a discriminação desencadeiem formas de opressão e violência que, muitas vezes, enchem de sangue as manchetes dos jornais.

O objetivo desta mostra e das comemorações em torno do dia nacional da visibilidade das travestis, 29 de janeiro, é mostrar para sociedade e o poder público a necessidade de políticas públicas de inclusão, com respeito às diferenças, pois, quanto mais plural e respeitosa for uma cidade, mais rica e produtiva em valores humanos ela será.

Desta maneira, a coordenadoria de travestis e transexuais do Grupo Identidade, assim como todo o seu colegiado gestor, vem solicitar apoio dos vereadores para a inclusão do dia 29 de Janeiro no calendário da cidade como o Dia Municipal da Visibilidade Travesti.

Vítima preferencial de agressões físicas e psicológicas este segmento social, nesta oportunidade, vem exigir de toda a sociedade um olhar mais respeitoso à orientação sexual e identidade de gênero de seus pares, e do poder público mais segurança, oportunidades de trabalho, estudo e moradia, em outras palavras, melhor qualidade de vida para todos.

Ao vir a publico, visibilizando-se, as travestis da cidade colaboram para construir uma Campinas mais humana, respeitosa e acolhedora para todos os seus cidadãos!

Coordenadoria de Travestis e Transexuais do  Identidade – Grupo de Ação Pela Cidadania de Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais e Bissexuais

Mais informações à Imprensa: Eli Fernandes (19) 8115 – 4856 / 3234 – 5000 / 3236 - 3711